Hospital de Messejana proporciona atendimento psicológico aos profissionais de saúde

24/03/2021 - Rochelle Nogueira

Em um ano de pandemia já foram ofertados mais de 300 atendimentos psicológicos na unidade

Atendimento psicologico - Foto: Gov. do Ceará

A população retornou ao estágio vivido há um ano com a chegada da pandemia pelo coronavírus no Brasil. As medidas restritivas tomadas ano passado para a contenção da pandemia foram implementadas novamente com a chegada de uma segunda onda da Covid-19, e trouxe características mais severas para este episódio.

Aumento de casos, internações cada vez maiores e mais prolongadas, número de mortes batendo recorde diariamente, hospitais e unidades de saúde abarrotadas de pessoas em busca de atendimento, este é o cenário caótico e desgastante que muitos profissionais de saúde enfrentam diariamente.

“É muito difícil esse período que estamos vivenciando. Vemos o hospital lotado, pessoas sofrendo sem ar, longe dos parentes, e nós trabalhamos incansavelmente para deixá-los o mais confortável possível. Vemos que as pessoas não estão levando a sério e que ainda não perceberam o tamanho do problema que estamos enfrentando”, declarou a fisioterapeuta Joelma Dantas, que atua na linha de frente de uma unidade hospitalar.

Conviver cotidianamente com a vida e a morte não é tarefa fácil para os profissionais da área. Proporcionando apoio aos servidores, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes intensificou o atendimento psicológico na unidade. Desde o início da pandemia, de 2020 até hoje, já foram realizados mais de 300 atendimentos junto aos profissionais do hospital.

Com agendamento prévio, o atendimento é realizado às segundas e quartas-feiras, no período da tarde, de forma presencial, respeitando os protocolos de distanciamento. Para a psicóloga Renata Pinheiro que fornece a escuta qualificada em meio às situações difíceis relacionadas à pandemia, o atendimento busca auxiliar o profissional ou dar o encaminhamento necessário, seja na indicação de práticas integrativas ou de avaliação psiquiátrica.

“De modo geral, eles procuram ajuda quando estão com questões mais pontuais, em situações que não conseguiram administrar bem, quando o dia foi mais tenso, por exemplo. Sempre muito fragilizados e com medo da morte, que é universal”, relata a psicóloga.

Dicas para os cuidados com a saúde mental

Pratique uma atividade física;

Desenvolva novas habilidades e bons hábitos;

Cultive os laços de afeto;

Procure manter uma alimentação saudável;

Fortaleça a sua espiritualidade;

Tenha compromisso com que está sob o seu controle;

Concentre-se no momento presente;

Seja gentil com seus sentimentos;

Tenha uma rede de apoio, como amigos, família, vizinhos e serviços de emergência.

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Foto: Gov. do Ceará