Pessoas acima de 18 anos já podem se cadastrar para vacinação contra Covid-19

12/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

È importante preencher os dados com as informações corretas para que a imunização aconteça de forma mais ágil

Movimentação de pessoas durante isolamento social

Os cearenses maiores de 18 anos que não integram os quatro grupos prioritários especificados no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, já podem realizar o Cadastro de Vacinação na ferramenta Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Segundo a Sesa, o objetivo é consolidar um censo de quem precisam ser vacinados e, assim, promover estratégias eficazes de imunização com toda transparência. A inscrição para quem tem prioridade teve início na última segunda-feira (8).

Como realizar o Cadastro

Depois de acessar o Cadastro de Vacinação, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, raça, número do cartão nacional de saúde e telefone para contato. È importante preencher os dados com as informações corretas e verdadeiras para que a imunização aconteça de forma organizada e mais ágil. Quem não tiver acesso à Internet deve aguardar informações da sua prefeitura sobre como proceder para realizar o cadastro.

A imunização seguirá o calendário de cada cidade. Caso a pessoa não se encaixe na fase em vigência de vacinação, o cadastro ficará armazenado no banco de dados da plataforma, permitindo maior organização do plano de imunização do Governo do Ceará. Em Fortaleza, quem está cadastrado no aplicativo Vacine Já e que ainda não foi vacinado, deve realizar nova inscrição no sistema estadual.

Já os idosos a partir de 75 anos que não foram vacinados e profissionais de saúde, sejam da linha de frente ou não no combate à pandemia, também podem realizar a inscrição.

Tira-dúvidas da vacinação

A Secretaria da Saúde do Ceará disponibiliza o número 0800 275 1475 para esclarecer dúvidas da população sobre o Cadastro de Vacinação. O objetivo deste canal de comunicação é responder perguntas frequentes relacionadas ao cadastramento para imunização contra Covid-19, que pode ser realizado na plataforma Saúde Digital.

Grupos prioritários de vacinação

São os grupos de maior risco especificados pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A ordem das prioridades será mantida:

FASE 1(no momento, pessoas deste grupo estão sendo vacinadas):
• População indígena aldeada
• Idosos a partir de 60 anos institucionalizados
• Trabalhadores de Saúde
• Pessoas com deficiência institucionalizadas
• Idosos a partir de 75 anos

FASE 2:
• Povos e comunidades tradicionais quilombolas
• Idosos a partir de 60 anos

FASE 3: