Estado do Ceará recebe novo lote de vacina contra a Covid-19; vacinação segue para grupos da Fase 1

10/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Com o novo lote, o Estado do Ceará contabiliza 805 mil doses de vacinas contra o coronavírus. Os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda dose em profissionais da saúde e idosos a partir de 75 anos

Dando continuidade a campanha de vacinação contra a Covid-19, na manhã desta quarta-feira (10), o Ceará recebeu mais 109.800 mil doses da CoronaVac/Butantan. As novas doses correspondem ao oitavo lote de imunizantes que o Governo do Estado recebeu para a campanha de vacinação do grupo prioritário da Fase 1.

Com o novo lote, o Estado do Ceará contabiliza 805 mil doses de vacinas contra o coronavírus. Desse total, 652 mil doses da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e 153 mil da Oxford/AstraZeneca, do laboratório AstraZeneca e da Universidade de Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O governador Camilo Santana (PT), em suas redes sociais, comentou sobre o ritmo de produção e distribuição das vacinas e reafirmou que tem buscado alternativas para acelerar a imunização da população. “Por isso, temos conversado periodicamente com o Ministério da Saúde, Fiocruz e Butantan, para cobrarmos mais agilidade nesse processo, além de estarmos em contato com outros laboratórios para viabilizarmos a compra direta de imunizantes”, disse.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), as doses serão distribuídas ainda nesta quarta-feira para Capital e para os municípios do Interior seguindo o mesmo plano de logística. Os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda dose em profissionais da saúde e idosos a partir de 75 anos, grupo que está na primeira fase do Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com dados divulgados pelo Vacinômetro, até a última terça-feira (9), já foram aplicadas 508.274 mil doses de vacinas em todo o Ceará. Deste total, 369.231 cearenses receberam a 1ª dose e 139.043 a 2ª dose. Em Fortaleza já foram beneficiados com a 1ª dose, 146.895 pessoas e com a 2ª dose 66.027 pessoas

Informações: Sesa

Foto: Governo do Estado