Covid-19: entenda por que crianças ainda não podem ser imunizadas

09/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Alguns laboratórios já iniciaram testes da vacina em menores de 18 anos

Movimentação de pessoas nas ruas de Fortaleza

A vacina contra a Covid-19, no atual cenário da pandemia, é a principal esperança para conter a disseminação da doença. Porém, ainda existem alguns questionamentos sobre quem pode ou não tomar a dose do imunizante. É o caso das crianças e adolescentes que por falta de comprovações científicas sobre a eficácia da vacina para essa faixa etária ainda não estão autorizadas a serem imunizadas.

Para os especialistas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a não vacinação neste momento de crianças e adolescentes tanto no Brasil como no resto do mundo, se deve a fase de testes da vacinas em utilização serem feitas inicialmente em indivíduos acima dos 18 anos. O instituto reforça que os testes em diferentes grupos são necessários para definir a dosagem correta, além da segurança e eficácia

Segundo a infectologista do IFF/Fiocruz, Alessandra Marins, já foram iniciados testes para atender essa faixa etária. “O estudo da Pfizer-BioNTech, por exemplo, testou pessoas a partir de 16 anos e já iniciou os testes em adolescentes entre 12 e 15 anos e a Moderna está recrutando indivíduos entre 12 e 17 anos. Outros estudos, no entanto, ainda estão em fase de organização da metodologia. Após os resultados destas pesquisas, será necessário ainda que as agências reguladoras liberem o uso dos imunizantes nestas faixas etárias”, explicou.

Já que a vacina para esse público ainda não foi autorizada, pessoas já vacinadas ou não devem continuar seguindo os protocolos sanitários para evitar a propagação do vírus. No momento a medida mais eficaz continua sendo o respeito ao isolamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos. Com ajuda de todos será possível vencer a pandemia.

O IFF/Fiocruz (Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira) é uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecida em 2006 como hospital de ensino e em 2010 como centro nacional de referência pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. O instituto foi fundado em 1924.

Informações: IFF/Fiocruz

Foto: Érika Fonseca