Isolamento social rígido é a pauta principal do Pequeno Expediente

04/03/2021 - Adriana Albuquerque

Vereadores repercutem a importância de apoiar e cumprir as novas medidas mais rígidas de contenção da pandemia em Fortaleza

Sessão plenária Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

O anúncio do fechamento das atividades não essenciais na Capital, que se inicia amanhã (5), foi a pauta principal dos discursos dos vereadores no plenário da Casa do Povo. O assunto colocou em destaque o papel do Governo Federal na concessão de auxílio à população e na destinação de recursos para o combate da pandemia no país.

Vereador Professor Enilson (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Professor Enilson Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Com o decreto de ampliação das medidas de combate à pandemia, com a Capital adotando lockdown, Professor Enilson reforçou o papel dos parlamentares no apoio às ações das autoridades de saúde. Frisando a taxa de ocupação de leitos e os investimentos na ampliação da rede de saúde, o parlamentar criticou as falas questionando a posição do governador Camilo Santana. “Esses hospitais que estão sendo ampliados não são do prefeito Sarto, não são do governador Camilo, são hospitais do povo. Esse é o momento que não devemos ir contra as decisões só para ganhar palanque”

Vereador Inspetor Alberto (PROS)

Sessão plenária Vereador Inspetor Alberto Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Com o lockdown na Capital decretado para as próximas duas semanas, o vereador colocou em destaque os resultados obtidos pela medida em outros países. Inspetor Alberto frisando o momento enfrentado pelo país reforçou o papel das medidas de prevenção no combate à pandemia e que devem ser reforçadas pela população.

Vereador Júlio Brizzi (PDT)

Sessão plenária Vereador Júlio Brizzi Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacando a situação enfrentada pelo país em meio a pandemia, o parlamentar frisou a importância de um Plano Nacional de Combate à Pandemia, questionando as ações do Governo Federal. Diante do lockdown na Capital, Júlio Brizzi reforça que nenhum gestor gostaria de anunciar o fechamento da cidade e se solidarizou com o prefeito Sarto Nogueira e com o governador Camilo Santana. “Um momento que a gente não tem leitos de UTI, nenhum gestor quer tomar uma decisão, nenhum tem o prazer de fazer isso. Nenhum remédio cura essa doença, e todos dessa Casa tem que se unir e lutar pela vacina. Temos que olhar para Israel e Estados Unidos, com os índices de internamentos caindo e as mortes também, devemos exigir a vacina e exigir o auxílio para a população”.

Vereador Gabriel Aguiar (PSOL)

Sessão plenária Vereador Gabriel Aguiar Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Atentando para pronunciamento contrários ao lockdown, o parlamentar reforçou que a medida vem sendo uma das principais ferramentas na diminuição da circulação do vírus. “O lockdown funcionou em todos os locais da terra e permite o funcionamento das atividades essenciais. Em Buenos Aires na Argentina já está com toque de recolher, temos que falar com clareza, e entendo que é preciso que tenhamos base de dados”. Gabriel também rebateu o termo “imunidade de rebanho”, que vem sendo pregado pelo presidente Jair Bolsonaro, e que a medida não tem nenhum embasamento cientifico.

Danilo Lopes (Podemos)

Sessão plenária Vereador Danilo Lopes Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Utilizou seu tempo do Pequeno Expediente para pedir celeridade nos trâmites da Casa para enviar à Prefeitura o quanto antes o projeto Projeto de Lei nº 02/21, de sua autoria, que declara como essencial a prática da atividade física em estabelecimentos prestadores de serviços e em espaços público. A matéria foi aprovada por unanimidade em Redação Final.

Luciano Girão (Progressistas)

Sessão plenária Vereador Luciano Girão Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar destacou o início de um novo lockdown no município de Fortaleza: “a justificativa para isto são inúmeras. O aumento dos casos de contágio, a necessidade de barrar a propagação do vírus, a indisponibilidade dos leitos de UTI e a crise tanto na saúde pública como privada”, disse.

Ele aproveitou para fazer um apelo à sociedade civil: “que a gente possa realmente se unir para que esse seja o último lockdown que tenhamos que fazer. Vamos fazer realmente o isolamento para evitar que mais pequenos comércios se fechem, evitar a ruína de empregos, da renda das pessoas”. Ainda, o parlamentar solicitou que o poder público utilize o período para programar o retorno gradual às aulas. “O ensino é a última atividade a fechar e a primeira a abrir”, concluiu.

Guilherme Sampaio (PT)

Sessão plenária Vereador Guilherme Sampaio Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Repercutiu a situação do Brasil referente à pandemia da Covid-19: “Tivemos ontem 1.910 mortos no país em decorrência da Covid-19 e da negligência do Governo Federal que é o causador desse genocídio. É preciso reafirmar e exigir que as autoridades e o Congresso Nacional estabeleçam as punições devidas e as elaborações de responsabilidade do presidente da República e do ministro da Saúde”, ressaltou.

Ele chamou atenção à necessidade da população dar integral apoio ao Governo do Estado e a todas as instâncias do poder público quanto às medidas de prevenção tomadas. Ainda, sugeriu que a Câmara Municipal de Fortaleza entrasse em modo totalmente remoto de funcionamento. “Tem um efeito de proteção a todos nós, servidores e vereadores, além da mensagem política com a mesma gravidade que a demonstrada pelo governador Camilo Santana”, explicou.

Ronivaldo Maia (PT)

Sessão plenária Vereador Ronivaldo Maia Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

O vereador Ronivaldo Maia também reforçou a importância do isolamento social rígido em Fortaleza: “O momento é muito grave. Lockdown funciona e foi por causa do último que conseguimos achatar a curva da pandemia no Ceará. Precisamos que as pessoas façam melhor, que consigam fazer a sua parte. Se podem ficar em casa, tem que ficar. Estamos vivendo agora o pico das festas de Natal que todos disseram que não era pra ter. Parabéns ao governador Camilo pela coragem”, finalizou.

Michel Lins (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Michel Lins Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Também em apoio às novas medidas de restrição para contenção da Covid-19 em Fortaleza, o vereador Michel Lins se pronunciou. “É uma atitude para salvar vidas. Sabemos que vai mexer na economia, mas isso podemos recuperar. A vida não podemos recuperar”, disse. Ele afirmou ainda que está apresentando na Casa um projeto para incluir no grupo prioritário de vacinação os agentes dos centros de pneumologia e pessoas que trabalham nos cemitérios. “São pessoas extremamente expostas e que precisam estar imunizadas”, justificou.

Vereador Ronaldo Martins (Republicanos)

Sessão plenária Vereador Ronaldo Martins Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Utilizando a tribuna, o parlamentar destacou a aprovação do Projeto de Lei n° 03/2021, que estabelece como serviço essencial as igrejas e outros templos religiosos. Ronaldo Martins pediu o apoio da Mesa Diretora para a sanção da proposta pelo prefeito Sarto Nogueira diante do decreto do governador Camilo Santana sobre o isolamento social rígido (lockdown).

Com informações de Ana Clara Cabral

Foto: Érika Fonseca