Dia Internacional da Mulher e combate à Covid-19 são destaques do Grande Expediente

04/03/2021 - Rochelle Nogueira

Seis vereadores utilizaram a tribuna para repercutir temas que melhoram a vida dos fortalezenses.

Sessão plenária Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Na realização da sessão ordinária desta quinta-feira (4), os vereadores utilizaram a tribuna pelo Grande Expediente, para abordar temas como: Dia Internacional da Mulher, decreto que coloca a cidade em Lockdown, o reflexo da pandemia na cidade e as ações do Governo do Estado e Prefeitura diante do cenário da pandemia em Fortaleza.

Dia Internacional da Mulher

O vereador Ronivaldo (PT) utilizou a tribuna para repercutir, nas proximidades da data 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a oportunidade de ressaltar as conquistas do público feminino, mesmo, segundo ele, sendo um momento político divergente. “Parabenizo todas as mulheres na figura das vereadoras do parlamento, principalmente na pessoa da vereadora Larissa Gaspar. Orgulho de ter em nossa bancada uma mulher, Larissa Gaspar, na luta pelas mulheres e o feminismo. O vereador frisou o nome de outras três mulheres que fazem parte dessa história: ex-prefeita Luizianne Lins, Célia Danete e Tina, cada uma na sua forma de dar voz às mulheres fortalezenses.

A vereadora Ana do Aracapé (PL) também destacou o Dia Internacional da Mulher. Relatou que na qualidade de mulher guerreira e batalhadora, a data não é um mero dia voltado às homenagens, mas diz respeito a um convite à reflexão referente a sociedade da forma como as tratam. “O dia 8 de março é um dia para reflexão a respeito de toda a desigualdade e violência que as mulheres sofrem no Brasil, em nossa capital e no mundo”, disse a vereadora declarando que este é um momento para combater o silenciamento que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres.

Uma história de dedicação ao social

Em uma fala emocionante, a vereadora de primeiro mandato, vereadora Tia Francisca (PL), fez um apanhado de sua trajetória até chegar a Câmara Municipal de Fortaleza. Destacou que nasceu no Piauí e chegou em Fortaleza aos 5 anos de idade. Aos 12, conheceu o seu esposo com que casou, aos 15 anos e teve filhos e netos. Dividiu a vida com o parceiro ao longo de 50 anos. Pensando o social como base de vida, Tia Francisca contou como iniciou seu trabalho no bairro Parque São José, mas precisamente na rua Antônio Costa Mendes, cuidando das pessoas do entorno. Ela revelou que foi desenganada pelos médicos quando foi uma das vítimas da Covid-19 ainda em 2020. Internada em seu ambiente domiciliar, pois sua filha não quis interná-la em um hospital, acreditou que não viveria para chegar onde chegou. Sua vitória foi enaltecida pelos parlamentares que pediram um aparte para celebrar sua conquista.

Reflexo da pandemia

A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) usou o seu tempo e mais o da Liderança Partidária para se solidarizar com as quase duas mil famílias que perderam seus entes nas últimas 24h. Relatou que com o aumento de casos da Covid-19, houve uma série de implicações como a elevação dos preços de alimentos e ataques aos direitos trabalhistas. Ela apresentou dados do IBGE reforçando que cerca de 44,7% dos cearenses são declarados pobres e 1,25 milhão estão na extrema pobreza. “A inflação é a cada dia mais evidente, vemos isso a cada ida ao supermercado, ao mesmo tempo que temos uma acrescência nas taxas de desemprego que alcançaram 14,6% no 3º trimestre de 2020”, disse.

A vereadora também apresentou a agenda Marielle Franco que pode ser implementada em Fortaleza. Ela citou a criação do dossiê municipal sobre os dados de violência contra as mulheres da cidade, a ampliação do programa Casas de Parto e a criação do espaço Coruja, local para acolhimento de crianças no horário da noite para que mães e pais que trabalham ou estudam tenham com quem deixar seus filhos.

Locdown

Pelo tempo da Liderança da Oposição, o vereador Pedro Matos (PROS) destacou o Decreto expedido pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT). O parlamentar falou sobre o Hospital de Campanha, evidenciando que o equipamento seria um legado para a cidade de Fortaleza, haja vista a falta de leitos na cidade. ‘Tanto se falava em segunda onda da pandemia e que ela não havia acabado. Os erros cometidos em 2020 podem ser repetidos em 2021?”, questionou o vereador sobre a situação em que Fortaleza se encontra.

Pela liderança do Executivo o vereador Gardel Rolim (PDT) rebateu os questionamentos apresentados pela oposição reforçando o empenho do governador do Estado, Camilo Santana (PT), e do prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), no combate à pandemia na cidade. “Quando a gente fala com tom de desabafo fala mais com a emoção do que com a razão. Objetivamente o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza, tem tratado a pandemia com responsabilidade, prioridade e planejamento. O Hospital Leonardo da Vinci foi adquirido especificamente pra tratar da Covid-19. Camilo comprou um hospital inteiro, contratou profissionais para tratar exclusivamente da Covid. Nossas próximas gerações poderão dizer que esse hospital foi adquirido para enfrentar a maior crise sanitária do país e isso vai ficar marcado”, relatou.

Gardel Rolim citou ações promovidas diante da situação com apoio financeiro aos profissionais de eventos, dos transportes alternativos, mais de 170 leitos na UPAS, contração de profissionais para vacinação e segue em busca da compra da vacina para os cearenses. “Em uma live o deputado Federal Capitão Wagner disse que não vai direcionar recursos para o Hospital do Camilo. Emenda que destina dinheiro com recurso federal para o povo cearense, pelo menos deveria ser”, comentou.

Foto: Érika Fonseca