Direito à pensão para pessoas com deficiência, violência contra a mulher e educação são destaques do Pequeno Expediente

02/03/2021 - Anna Regadas

No Pequeno Expediente cada vereador tem o tempo de três minutos para se pronunciar

Sessão plenária Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Na sessão ordinária desta terça-feira, 02, os parlamentares ao fazerem uso Pequeno Expediente destacaram a mediação junto ao Executivo a fim de assegurar o direito à pensão para dependentes inválidos ou com deficiência intelectual, mental e grave. Também foram destaques no debate: eleição da diretoria do Sindifort; tratamento precoce contra a Covid-19, violência contra as mulheres, educação como serviço essencial, situação dos profissionais de enfermagem do Frotinha do Antônio Bezerra e aglomeração no transporte público.

Bruno Mesquita (PROS)

Sessão plenária Vereador Bruno Mesquita Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Ocupou a tribuna para fazer um agradecimento ao líder do governo na Câmara, vereador Gardel Rolim (PDT), que se comprometeu em conversar com o prefeito Sarto (PTD) para que o Art. 129 que fala sobre as pensões para autistas e dependentes, contida na mensagem prefeitural que trata sobre a Reforma da Previdência dos servidores municiais seja modificado. Na ocasião, o Art. 129 em questão virou Art. 127 onde assegura aos dependentes portadores de necessidades especiais, o direito à pensão por morte sem limitação de idade.

O vereador ainda destaca que apresentou o Projeto de Indicação nº 216/21, onde tinha o mesmo teor colocado na mensagem prefeitural. “Hoje venho mostrar a comunidade autista e comunidade das pessoas com deficiência tanto intelectual e mental, que está garantindo que ninguém terá perdas”, finalizou.

Professor Enilson (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Professor Enilson Data: 02.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Se somou à fala do vereador Bruno, destacando a atuação do parlamentar em defesa da causa autista, e na negociação junto ao Executivo para a garantia na Reforma da Previdência do direito à pensão, sem limite de idade, para dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave.

“Uma causa importantíssima que é a defesa dessa Casa tanto aos portadores de necessidades especiais como a toda comunidade autista. E de pronto parabenizar a atuação legislativa do vereador Bruno, que tenho a honra de dividir esse pleito. Ele que foi um defensor incansável e não mediu esforços em agregar e trazer para essa frente o vereador Gardel, o Eudes e eu para juntos garantirmos esse direito”, frisou.

Eudes Bringel (PSB)

Sessão plenária Vereador Eudes Bringel Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Usou seu tempo para parabenizar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo parlamento municipal sobre a causa das pessoas com necessidades especiais. Na ocasião, o vereador destacou o trabalho de colega de parlamento, vereador Bruno Mesquita (Pros), que levantou o questionamento sobre a questão das pensões para os autistas e pessoas com necessidades especiais.

“Nos temos aqui alguns vereadores que estão abraçando a causa das pessoas com deficiência, principalmente dos autistas. Nós, como pais de autistas, sabemos das dificuldade que nossas crianças tem em seu dia a dia”, disse. Aproveitou e agradeceu ao prefeito Sarto que modificou o artigo da mensagem da Reforma da Previdência que assegura a pensão para esse público.

Gardel Rolim (PDT)

Sessão plenária Vereador Gardel Rolim Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Também destacou a construção coletiva do IND 216/2021 – Indicação, que assegura aos dependentes portadores de necessidades especiais, o direito à pensão por morte, sem limitação de idade. De acordo com o parlamentar, a matéria foi construída pelo vereador Bruno Mesquita e contou com o seu apoio e do vereador Gabriel Aguiar (PSOL).

“Esse projeto de indicação provocou um debate interno, que resultou na inclusão do projeto de emenda à Lei Orgânica n°005, o artigo 127, no qual a lei disporá sobre os benefícios de aposentadoria e pensão, assegurando sem limite de idade, a pensão para dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave. Queria fazer esse registro, pois depois de muito debate liderado pelo vereador Bruno, o governo absorve a sua intenção de deixar claro na Lei Orgânica essa garantia”, destacou.

Ronivaldo (PT)

Sessão plenária Vereador Ronivaldo Maia Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Declarou apoio à diretoria do Sindifort, eleita no dia 25 de janeiro, e criticou a ação judicial promovida pela chapa concorrente. De acordo com o parlamentar, o momento necessita de união e força dos servidores.

“Queria lamentar, pois justamente num momento como esse, tão importante na luta dos servidores, a quem interessa atacar o Sindifort quando mais se precisa de força e união? Houve uma eleição bastante disputada e de maneira democrática elegeram a diretoria, e na semana passada a gente se depara com a judicialização. Respeito ao fórum de decisão da classe que elegeu a diretoria no dia 25, nosso apoio”, destacou.

Ronaldo Martins (Republicanos)

Sessão plenária Vereador Ronaldo Martins Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou na tribuna sua preocupação com o aumento dos números de casos de violência contra as mulheres em todo o Estado do Ceará. Na oportunidade, o parlamentar apresentou dados onde apontam que o Ceará foi o estado brasileiro com maior alta de assassinatos de mulheres entre os anos de 2019 e 2020.

O vereador ainda destacou alguns números apresentados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, onde apontam que só no início de 2021 houve um aumento de 15,4% de crimes violentos letais em relação ao mesmo período de 2020. “Só no mês de fevereiro foram mais de 400 mortes violentas no nosso Estado”, disse. Ronaldo ainda lamentou o aumento da violência contra os motoristas de aplicativos e finalizou solicitando ao Executivo Estadual um maior investimento na área da segurança pública.

Carmelo Neto (Republicanos)

Sessão plenária Vereador Carmelo Neto Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Repercutiu uma fala do Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, onde disse da ineficácia do tratamento precoce contra a Covid-19. Na ocasião, o vereador defendeu o posicionamento de profissionais da saúde médicos do Ceará que defendem o tratamento precoce.

Pedro Matos (PROS)

Sessão plenária Vereador Pedro Matos Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Defendeu novamente a inclusão da educação como serviço essencial no município de Fortaleza e solicitou o retorno das aulas, pelo menos no formato híbrido, respeitando todas as condições sanitárias. Para o parlamentar a educação é o futuro da geração e deve ser uma prioridade.

“Infelizmente ainda não há nenhum tipo de perspectiva para retorno de pelo menos de forma híbrida para a educação, até mesmo, falo das escolas particulares. Não é justo continuarem fechadas. São as famílias que estão sendo prejudicadas e vários alunos que não estão motivados para o ensino. É muito importante e a gente está frisando aqui a nossa intenção de tornar a educação um serviço essencial em Fortaleza”, ressaltou.

Enfermeira Ana Paula (PDT)

Sessão plenária Vereadora Enfermeira Ana Paula Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Levou ao conhecimento do plenário da Casa, a situação dos profissionais de enfermagem que trabalham no Frotinha do Antônio Bezerra. A vereadora destacou a questão do dimensionamento (cálculo de pacientes de um setor e quantidade de profissionais necessários para atendimento) do pessoal da enfermagem que encontra-se inadequado naquela unidade.

A vereadora ressalta que aquela unidade de saúde está com quadro defasado de profissionais acarretando uma assistência insuficiente. “Espero que a Secretaria de Saúde possa rever a quantidade de profissionais técnicos e enfermeiros que estão laborando dentro do Frotinha do Antônio Bezerra. Que a gente possa corrigir esse dimensionamento e cumprir o índice de segurança técnico adequado dentro desta instituição que hoje presta um grande serviço”, finalizou.

Larissa Gaspar (PT)

Sessão plenária Vereadora Larissa Gaspar Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Denunciou novamente as aglomerações que são registradas no transporte coletivo de Fortaleza e solicitou da Prefeitura uma solução para o problema, tendo em vista o risco que isso representa para a população diante da proliferação do coronavírus.

“Desde março de 2020 que estou lutando contra as aglomerações no transporte público de Fortaleza. Enviei ofício à Prefeitura solicitando que fosse reduzido o número de passageiros no interior dos veículos e aumentado a frota para garantir o distanciamento. Encaminhei para o Ministério Público, que fez a recomendação e entrou com ação civil pública e entrei com ação popular, que estão tramitando com esses pedidos de aumento da frota circulante pois é inadmissível que a gente esteja adotando várias medidas de restrição e assista essas aglomerações no transporte coletivo”, criticou.

Informações: Cleo Dias

Foto: Érika Fonseca