Juventude, combate à pobreza e geração de emprego e renda são destaques no Pequeno Expediente

25/02/2021 - Ana Clara Cabral

Foram oradores os parlamentares Julio Brizzi (PDT), Luciano Girão (PP), Larissa Gaspar (PT), Bruno Mesquita (PROS), Ronivaldo Maia (PT), Pedro Matos (PROS), Prof. Enilson (Cidadania) e Raimundo Filho (PDT).

Sessão plenária Data: 25.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Vereadores inscritos no Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (25) destacaram assuntos sobre oportunidades para a juventude, combate à pobreza, geração de emprego e renda, e combate à pandemia da Covid-19, entre outros.

Julio Brizzi (PDT)

Sessão plenária Vereador Júlio Brizzi Data: 25.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Celebrou o aniversário da Rede Cuca, que completou 7 anos em Fortaleza dia 21 de fevereiro: “um dos grandes programas de políticas públicas da cidade e o maior do Brasil”.

“É através desse programa que todo ano mais de 60 mil vagas são ofertadas. Temos 28 modalidades esportivas para a juventude, dentre elas, o primeiro crossfit público do Brasil. São quatro grandes equipamentos, no Mondubim, Barra do Ceará, Jangurussu e José Walter. Além disso, Roberto Cláudio deixou um no Pici pronto para ser entregue este ano”, disse.

Julio Brizzi também citou os cursos de formação que “mudam a vida não só da juventude, mas de sua família e comunidade. O Cuca é um oásis de oportunidades em locais de vida muito dura, muito difícil. É importante que de uma forma suprapartidária e ampla a gente consiga compreender a importância de uma cidade com um terço da população de jovens de 15 a 29 anos vivendo em comunidades e ofereça oportunidades”, frisou.

Dr. Luciano Girão (PP)

Sessão plenária Vereador Luciano Girão Data: 25.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Ocupou a tribuna da Câmara para chamar atenção da população para que todos possam redobrar os cuidados com as medidas de prevenção e combate ao novo Coronavírus. O vereador apresentou alguns números que apontam para o aumentos dos casos em Fortaleza e Região Metropolita, bem como o aumento da demanda de leitos de UTIs e enfermarias. “A população precisa se unir ao poder publico para que a gente possa combater esse inimigo comum a todos nós”, disse.

O vereador também destacou as ações feitas em conjunto entre Governo do Estado e Prefeitura para combater a pandemia e alertou para a chegada da quadra invernosa, e com ela, a possibilidades da vinda das arboviroses.

Larissa Gaspar (PT)

Sessão plenária Vereadora Larissa Gaspar Data: 25.02.2021 Foto: Érika Fonseca

A vereadora repudiou “a situação de pobreza que o Brasil está vivendo e que não é só por conta da pandemia, mas fruto de uma omissão criminosa do desgoverno Bolsonaro de implementar políticas públicas de cunho social para garantir a dignidade humana do nosso povo”.

Ela falou: “o Brasil já retornou ao Mapa da Fome. Sem o auxílio emergencial, cerca de 20 milhões de brasileiros estarão na extrema pobreza. Para enfrentar essa situação, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra lançou a campanha “Fortaleza Contra a Fome – Restaurantes de R$ 1,00 já!”. Estou engajada junto com outros parlamentares e movimentos sociais para fortalecer a iniciativa a fim de que as pessoas mais pobres não venham morrer de fome”.

Ainda, a parlamentar citou projetos de sua autoria na Câmara Municipal que reforçam essa estratégia e pediu celeridade na tramitação. São eles: a criação de restaurantes populares em todas as regionais de Fortaleza; a criação o Programa Cozinha Comunitária nos Conjuntos Habitacionais; a criação do Programa de Economia Solidária, Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, que prevê a criação da renda básica; também a criação da Renda Básica Permanente; e a indicação para criação de um Fundo Municipal de Combate à Pobreza.

Bruno Mesquita (PROS)

Sessão plenária Vereador Bruno Mesquita Data: 25.02.2021 Foto: Érika Fonseca

O vereador foi à tribuna para se solidarizar com os motoboys que trabalhavam no aplicativo iFood e foram bloqueados. Ele explicou que clientes usam de má fé e dizem não terem recebido os produtos mesmo após a entrega ser feita normalmente.

Bruno pediu sensibilidade à empresa para um maior zêlo com os profissionais que cumprem uma importante função na sociedade, principalmente durante a pandemia, momento que as pessoas devem evitar sair de casa. Ele sugere que o iFood disponibilize uma senha do cliente ao entregador para a confirmação da entrega.

“É preciso colocar alguma ferramenta para preservar o trabalhador de aplicativo. É disso que eles tiram o sustento de cada dia, que colocam comida em casa”, declarou.

Ronivaldo Maia (PT)

Sessão plenária Vereador Ronivaldo Maia Data: 25.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou na tribuna a importância da luta sindical no Brasil e lamentou a pauta do governo do presidente Jair Bolsonaro onde apresentou ao Congresso Nacional propostas de privatização da Eletrobras e Correios. “O governo deseja só atender aos interesses do capital e do discurso liberal e neoliberal que possa colocar a máquina pública federal ao serviço que não é a do povo brasileiro”, disse. O vereador finalizou destacando que é necessário a mobilização do povo para combater os interesses do neoliberalismo.

Pedro Matos (PROS)

Sessão plenária Vereador Pedro Matos Data: 25.02.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar utilizou seu tempo no Pequeno Expediente para destacar o Projeto de Lei Ordinária nº 103/21, de sua autoria, que dispõe sobre a dispensa dos atos públicos de liberação, nos termos da lei federal nº 13.874 de 20 de setembro de 2019, para as atividades econômicas consideradas de baixo risco, no município de Fortaleza.

Em justificativa, Pedro Matos afirmou: “em nosso país, é dominante o pressuposto de que as atividades econômicas devam ser exercidas somente com expressa permissão estatal. Na prática, essa excessiva burocracia cria obstáculos ao desenvolvimento da economia, pois o poder público não consegue acompanhar a dinamização e o ritmo das relações entre particulares, trazendo desestímulo e insegurança ao setor produtivo”.

Prof. Enilson (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Professor Enilson Data: 25.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou no plenário a vinda da secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela, que apresentou o Plano de Vacinação da Capital, para a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Câmara, nesta última quarta-feira (24). “Quero parabenizar a secretária Ana Estela que tem conduzindo muito bem esse desafio”. Aprovetou também para parabenizar a todos que compões a Frente Parlamentar de Enfrentamento a Covid-19 da Câmara que vem realizando visitas aos pontos de vacinação.

O vereador finaliza enfatizando a importância de todos se unirem para enfrentar esse momento através do respeito às normas de higienização sanitária para combater a doença. “Devemos nos unir neste momento. É necessário que a comunidade faça sua parte e se conscientize”.

Raimundo Filho (PDT)

Sessão plenária Vereador Raimundo Filho Data: 25.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou a preocupação com a situação da Av. Humberto Monte que corta o bairro da Bela Vista, que segundo ele, está se tornando outra Av. Leste-Oeste quando não tinha os Ecopolos que recolhiam os entulhos. O vereador informou que seu mandato já solicitou a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e Ecofor Ambiental para que possa ser tomado as devidas providências.

Na ocasião, o vereador destacou que semana passa já foi iniciada uma limpeza da via com podação, limpeza dos entulhos e pintura do meio fio. Raimundo Filho ainda enfatiza que na próxima sexta-feira estará reunido com a Ecofor e a Regional da área para apresentar um plano piloto de conscientização ambiental dos moradores e comerciantes da área para deixar a avenida livre dos descartes inadequados de lixo na via.

Foto: Érika Fonseca