Novo decreto estadual e enfrentamento à Covid-19 são destaques no Pequeno Expediente

18/02/2021 - Anna Regadas

Durante a plenária 10 parlamentares têm a palavra garantida pelo tempo de 3 minutos

Sessão plenária Data: 18.02.2021 Foto: Érika Fonseca

O aumento de casos de Covid-19 na Capital e o novo decreto anunciado ontem pelo Governo do Estado dominaram os debates durante o Pequeno Expediente desta quinta-feira, 18. Os parlamentares reforçaram a importância da imunização e dos cuidados básicos de proteção, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social. Outros assuntos abordados foram a propagação de fake news, eleição da Comissão de Direitos Humanos e a retomada das aulas presenciais.

Danilo Lopes (Podemos)

Vereador Danilo Lopes Sessão plenária Data: 18.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacando pesquisa acadêmica que realizou para estudar o comportamento e crença da população no período do isolamento social decretado pelo Governo, o parlamentar elencou “que pessoas de baixa renda, de baixa escolaridade, que viviam no interior, homens e idosos acima de 80 anos estariam mais vulneráveis a morrer pela Covid-19”, apontou.

Com o aumento do número de casos, o parlamentar reforçou a importância de respeitar os cuidados básicos na pandemia. “Uma máscara de pano, ela diminui em 95% a chance da pessoa contrair o vírus. Então é interessante que a população se conscientize disso, utilizar o álcool, que ela faça um distanciamento social”, reforçou.

Pedro Matos (PROS)

Vereador Pedro Matos Sessão plenária Data: 18.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Repercutindo no plenário da Casa o decreto anunciado pelo governador Camilo Santana (PT), na noite da última quarta-feira (17), o parlamentar disse que o atual decreto volta a trazer problemas para a cidade. “Esse decreto traz inúmeras dificuldades para o setor produtivo da cidade e inúmeras dificuldades para o setor educacional”, disse.

Pedro Matos ainda lamenta que o Brasil, diferente de outros países, está deixando por último o retorno da educação. Aproveitou para pedir ao governador que avalie mais firmemente o retorno das aulas e corrobora com os estudos que apontam que a taxa de infecção do coronavírus em sala de aula é de menos de 1%.

Gabriel Aguiar (PSOL)

Vereador Gabriel Aguiar Sessão plenária Data: 18.02.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar também destacou o novo decreto estadual, colocando que a cidade caminha para um segundo pico da pandemia. “A gente está numa situação bastante severa, que deixa todo mundo em alerta e com um agravante: os pais, as mães, famílias, os empresários, as pessoas desempregadas que já entram quebrados, endividados, com negócios falidos em crises diversas. Então a gente tem à nossa frente uma potencial crise. E trago isso para destacar a urgência dessas medidas, pois evitam que ações mais severas sejam adotadas agora”, ressaltou Gabriel.

Enfermeira Ana Paula (PDT)

Vereadora Enfermeira Ana Paula Sessão plenária Data: 18.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou na tribuna a sua satisfação em poder presidir a Frente Parlamentar em Defesa da Imunização Contra a Covid-19. A vereadora ressaltou os encaminhamentos da primeira reunião da Frente. Dentre eles, a realização de visitas aos centros de vacinação e a elaboração de um compilado de matérias que tramitam na Câmara que tratam sobre ações contra a pandemia.

A vereadora falou ainda que seu mandato procurou a Secretaria de Saúde do Município, para obter informações sobre o abastecimento de oxigênio. Segundo a Enfermeira Ana Paula, em resposta a pasta informou que existe um contrato firmado com a distribuidora White Martins, que garantirá o abastecimento na cidade.

Gardel Rolim (PDT)

O líder do Governo na Casa também reforçou a importância das medidas anunciadas pela Prefeitura e Governo do Estado, para o controle da disseminação da doença e parabenizou a atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Imunização da Câmara Municipal. “Sabemos que o único caminho para essa pandemia é a vacinação de toda a nossa população, mas enquanto não alcançamos essa imunização precisamos diminuir a transmissão do vírus. E é nesse espírito que quero parabenizar o governador pela coragem e endurecimento das regras de convivência da nossa cidade. É difícil para todos nós, mas é uma medida necessária para que a gente possa salvaguardar vidas e controlar o avanço da disseminação desse vírus”, frisou.

Luciano Girão (Progressistas)

Vereador Luciano Girão Sessão plenária Data: 18.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Ressaltando o trabalho do governador Camilo Santana (PT) no enfrentamento da Covid-19, o parlamentar questionou um dos pontos apresentados no novo decreto do governo estadual que voltou a suspender as aulas presenciais em todo Estado. O vereador falou que estudos recentes apontam que o ambiente escolar é seguro, e que a taxa de contágio da é de menos de 1%. “A escola é um ambiente que pode colaborar muito com informações sobre o combate a pandemia. A educação é uma aliada e pode ajudar muito com essas informações”, disse. Luciano ainda solicitou ao governador que os profissionais da educação entre no grupo prioritário de vacinação.

Ronivaldo (PT)

Vereador Ronivaldo Maia Sessão plenária Data: 18.02.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar também registrou a decisão do governador pelo toque de recolher na cidade, como medida de enfrentamento à Covid-19 e solicitou do Governo Federal um maior compromisso com a população, e a compra de vacinas para ampliar o acesso ao imunizante e garantir a proteção de todos contra o vírus.

“Estamos recebendo a vacina à conta gota, e se o governador não tivesse tomado as atitudes que tomou, já estaríamos num colapso. Então gostaria de parabenizar o governador pela coragem”, apontou.

Larissa Gaspar (PT)

Vereadora Larissa Gaspar Sessão plenária Data: 18.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacando a instalação da Comissão de Direitos Humanos, a parlamentar agradeceu a recondução à presidência do colegiado. Na ocasião, ressaltou que a Comissão sempre esteve aberta para defender e garantir os direitos da população de Fortaleza. “São diversas lutas que chegam ao conhecimento da Comissão e que exige de nós vereadores e vereadoras que a compomos o colegiado um compromisso real e efetivo na defesa e promoção do direitos humanos em nossa cidade”, finalizou.

Germano He-Man (PMB)

Vereador Germano Heman Sessão plenária Data: 18.02.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar repudiou afirmações de um colunista acerca da sua posição na aprovação do projeto de emenda à Lei Orgânica enviado pelo Executivo. Germano lamentou atos contra os vereadores e o uso de fake news tentando denigrir a imagem dos parlamentares nos bairros em que atuam.

Fotos: Érika Fonseca