Educação, esporte e respeito às mulheres estão entre as pautas debatidas em plenário

18/02/2021 - Rochelle Nogueira

Os vereadores inscritos no Grande Expediente usam a tribuna pelo tempo de até 10 minutos apresentando as demandas para a cidade.

Pelo Grande Expediente na sessão ordinária desta quinta-feira, 18, os vereadores utilizaram a tribuna para repercutir pautas como: esporte como inclusão social, Reforma da Previdência do Município, apoio ao Governo Estadual e fiscalização dos motoristas por aplicativo.

A educação como agente transformador

O vereador professor Enilson (Cidadania) em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza falou da trajetória de vida da sua família e o que representa ocupar uma das 43 cadeiras do parlamento. “Nunca configurei nas listas de apostas políticas. Muitos não sabiam quem era o Professor Enilson. Fui nascido e criado no Bom Jardim, oriundo de uma representação social. Minha vivência não permitia chegar a lugar nenhum, mas estou aqui para representar e lutar pelas minorias. Toda dificuldade que passei eu venci com a educação”, relatou o parlamentar lembrando dos esforços do pai em garantir o melhor para os oito filhos.

Liderança do Executivo – O parlamentar também utilizou a tribuna para rebateu o pronunciamento do vereador Márcio Martins (PROS), pela Liderança da Oposição, evidenciando que a matéria em tramitação na Casa referente a reforma da previdência municipal é uma adequação as medidas aprovadas em consonância com o Governo Federal. “Ninguém acorda de manhã e diz que vai criar uma lei para prejudicar o servidor, ninguém acorda dizendo que vai fazer uma matéria para prejudicar o povo e inclusive a oposição que sabe de tudo isso. A tramitação dessa matéria na Casa é fruto de uma adequação as normas do Governo Federal. Temos um déficit previdenciário que a cada ano precisa ser sanado retirando de outras áreas”, alertou.

Inclusão social

Destacando a experiência à frente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SECEL), o vereador Ronaldo Martins (Republicanos) destacou a importância do esporte na socialização de crianças e jovens e na retirada deles da ociosidade e do cenário de violência. “O esporte é de extrema importância para os jovens, pois além de contribuir na formação de caráter e valores, pode trazer benefícios não só físicos, mas também em âmbito social e econômico, podendo até transformar a vida de uma família. Dentro do nosso país temos diversos exemplos de atletas, e não só no futebol, que tiveram o esporte como caminho para mudar de vida” disse.

Na oportunidade, o parlamentar citou serviços voltados ao esporte que tem colaborado com o desenvolvimento dessa fatia da população: Projeto Atleta Cidadão no Meu Bairro, Jogos Paradesportivos de Fortaleza, Copa Futsal, I Festival de Lutas Atleta Cidadão.

Medidas de segurança do Governo Estadual

O vereador Ronilvado Maia (PT) defendeu as medidas impostas pelo governador Camilo Santana que, em meio a propagação da Covid-19 no estado, decretou medidas mais restritivas à população. “Não tenho dúvida que essa atitude do governador Camilo Santana é corajosa e para o bem de todos os cearenses, pois a ofensiva de uma variante pode acarretar em um surto descontrolado e a gente já viu isso antes. Esses 10 dias, que determina a suspensão das aulas, é uma medida acertada”, evidenciou o vereador. Ronivaldo lamentou a falta de atitude do Governo Federal na apresentação de um plano de vacinação mais eficiente para a população.

Fiscalização dos motoristas de aplicativo pela Etufor

Destacando um fato noticiado envolvendo motoristas de transporte por aplicativo, o vereador Wellington Saboia (PMB) solicitou que a Etufor realize fiscalizações junto à categoria. Segundo o parlamentar, alguns motoristas estão usando um adesivo com uma frase ofensiva e que gera constrangimento às mulheres. O vereador leu uma matéria veiculada no portal G1 que trata sobre o assunto. “A partir do momento que ele é motorista de aplicativo, ele está prestando um serviço público e recebe um selo da Etufor. Recebi várias reclamações de assessoras, de servidoras, que se sentiram ofendidas. Acho constrangedor. Enviaremos uma solicitação para Etufor com o objetivo de separar o joio do trigo”, expôs.

Respeito às mulheres

A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) endossou a fala do vereador Wellington Saboia (PMB) atentando para as formas de assédio em que as mulheres estão submetidas no dia a dia. Segundo a parlamentar, a prática constrange ainda mais o público feminino. “Já nos sentimos assediadas e uma atitude como essa nos coloca ainda mais na berlinda, tratando sempre a mulher como objeto de troca. Esse é um tipo de assédio que a gente repudia e cobra que sejam responsabilizados pelos seus agentes”, atentou.

O mandato parabenizou ainda a vereadora Larissa Gaspar (PT), eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos e a vereadora Ana Paula por paralisar a tramitação do projeto que trata da Reforma da Previdência do Município. Adrina Nossa Cara falou ainda da morte de um jovem no bairro Mondubim, prestando solidariedade à família.

Reforma da Previdência do Município

Pelo tempo da liderança da oposição, o vereador Márcio Martins (PROS) ressaltou a fala do vereador Guilherme Sampaio (PT), acerca da decisão judicial sobre os projetos em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza referente a Reforma da Previdência. “A vereadora Ana Paula, de forma corajosa, demonstrou que para ser aliado do governo não precisa ser subserviente. O que a vereadora Ana Paula fez foi o que fizemos muito na gestão anterior. De maneira corajosa a juíza determinou que a tramitação do processo nesta Casa não ocorreu de forma correta”, disse.

Foto: Érika Fonseca