TV Fortaleza comemora 18 anos de serviços prestados à comunicação da Casa do Povo

16/02/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Desde 2019, com o início da gestão do presidente Antônio Henrique, várias mudanças foram implementadas nas mais diversas plataformas de comunicação da Casa, dentre elas a criação de um núcleo de matérias especiais a TV Fortaleza

Inaugurada em 17 de fevereiro de 2003, a TV Fortaleza comemora 18 anos de serviços prestados à comunicação do Legislativo da quinta capital do País. De um início quase artesanal, com poucos profissionais, a TV Fortaleza, emissora oficial da Câmara Municipal de Fortaleza chega em 2021 com uma trajetória cheia de conquistas e com o sentimento de dever cumprido junto ao fortalezense.

Criada por meio de um projeto de resolução do então vereador Machadinho Neto, aprovado em 1999, a TV Fortaleza acompanhou os avanços e ao longo desses 18 anos vem fortalecendo a política de acesso à informação. Entrando em uma nova fase, em 2019 a TV é totalmente reformulada e passa a compor o Sistema de Comunicação, com a Rádio Fortaleza e a Agência Fortaleza. Foram criados novos cenários e novas atrações, entre eles o “Nosso Bairro, Nossa Gente”.

E com uma nova estruturação, que tem como base o trabalho integrado, compartilhado e solidário, a Comunicação implementou também um núcleo de reportagens especiais, com a conquista de 5 prêmios pela TV Fortaleza, sendo dois em nível nacional.

Em agosto de 2020, todos os veículos da Casa foram integrados em uma mesma redação, com o objetivo de dinamizar as coberturas e compartilhar as informações entre os diversos profissionais que atuam no setor. Segundo a Coordenadora de Comunicação da Câmara, Renata Sampaio, o compromisso é levar aos cidadãos a informação mais completa e precisa sobre os assuntos legislativos e também de interesse público. Ela observa que ao integrar todos os veículos da Casa, permitiu que as informações passassem a ser apuradas de forma ainda mais colaborativa, fazendo com que o trabalho seja levado para todos os canais com rapidez e credibilidade.

Dinâmica diferenciada que tem colaborado para aproximar ainda mais o Legislativo dos cidadãos fortalezenses, contando ainda com a mudança de canal, ao integrar a Rede Legislativa, passando a ser sintonizada em TV aberta no canal 7.2. O diretor da TV Fortaleza, Ítalo Lima, reforça que o objetivo da mudança de frequência foi aumentar o alcance da emissora, contribuindo com a propagação da boa informação. “A mudança visa possibilitar abrangência maior que vai desde o Centro da cidade até os bairros mais longínquos, além de uma diversificação na programação. Com a mudança, o alcance do sinal da emissora é potencializado atingindo um maior número de pessoas”, disse.

TV Fortaleza – Conhecendo um pouco da sua história

A então TV Legislativa foi inaugurada durante a sessão solene de 17 de fevereiro de 2003, com a exibição do Jornal Câmara em Ação, que era apresentado pelos jornalistas Paulo Sérgio Cordeiro e Mirela Kárita, os dois primeiros apresentadores da emissora. “No início fazíamos a cobertura das sessões e tínhamos flashes sobre as pautas do plenário, mais na frente é que iniciamos com informativos e novos programas, além de atrações culturais e musicais. Eu e o coronel Ronald visitamos as TVs Legislativas da Câmara de Goiânia e a TV Câmara, em Brasília e fizemos parcerias e trouxemos alguns documentários para a nossa grade de programação”, lembra o jornalista Marcelo Raulino.

O segundo programa oficial da grade de programação antecipava os destaques da Sessão Plenária, apresentado pelo jornalista Paulinho Dalla Porta. Após a Sessão os vereadores debatiam os principais assuntos abordados no “Resumo do Plenário”. Outros programas vieram como o “Conversando sobre Saúde”, “Minha História Passa por Essa Rua” que contava a história da cidade a partir dos nomes das ruas; o “Memória Viva”, que contava a história da cidade e seus personagens importantes; “Meu Bairro tem de tudo” e “Meu Bairro, Minha Vida”, quo mostravam personagens e projetos exitosos nas comunidades da cidade.

Havia também o programa “Entre Amigos”, ao vivo, com nomes consagrados da música popular brasileira. A música também tinha espaço nos programas “Revista” que depois foi substituído pelo “TVF Musical”. O programa “Craque é Craque” exibia entrevista com destaques do esporte do passado e do presente. O programa “Agenda” dava dicas de diversão para o fim de semana. A programação contava também com um festival de filmes consagrados do cinema nacional e internacional.

A mudança para TV Fortaleza ocorreu em 2005, na gestão do então vereador Tin Gomes. Naquela época as transmissões eram feitas por meio de uma unidade móvel. Nesse período foi apresentada uma nova programação, onde o jornalismo cotidiano ganhou mais espaço. Surgiram os telejornais “Fortaleza 40 graus” e o “Jornal da Câmara” com reportagens sobre o dia a dia da Casa e os impactos junto à população.

Foto: Agência Fortaleza