Júlio Brizzi é eleito presidente da Comissão de Cultura e Esporte

16/02/2021 - Rochelle Nogueira

O colegiado tem como objetivo o incentivo e desenvolvimento de ações voltadas para a cultura e o esporte

A Comissão de Cultura e Esporte tem a missão de analisar e propor projetos voltados para a inclusão de jovens nos espaços públicos, incentivando a criação de políticas públicas. Os vereadores também atuam na garantia de acesso à cultura, fortalecendo os vínculos do cidadão com a história da cidade.

A Comissão trata de assuntos relacionados ao desenvolvimento cultural (patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, cultural, artístico e científico), bem como acordos culturais com outros Municípios; a gestão da documentação governamental e do patrimônio arquivístico municipal; a diversões e espetáculos públicos, datas comemorativas e homenagens cívicas; ao sistema municipal de esporte e sua organização; a política e ao plano municipal e normais locais de esporte.

E para coordenar os trabalhos da Comissão para o biênio 2021-2022, o vereador Júlio Brizzi (PDT) foi eleito presidente e o vereador Lúcio Bruno (PDT) escolhido como vice-presidente. Em reunião híbrida os parlamentares instalaram o colegiado e iniciaram as atividades do primeiro semestre deste ano.

“É uma grande responsabilidade assumir a presidência de uma comissão tão importante como esta, mas, ao mesmo tempo, uma enorme satisfação poder contribuir para o desenvolvimento cultural e incentivo ao esporte, principalmente para os jovens da nossa cidade. Sempre tive uma ligação muito forte com a área de cultura e esporte, principalmente ao longo dos anos que estive à frente da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza, onde acompanhei a luta dos jovens nas comunidades periféricas de Fortaleza e entendi como essas áreas são importantes para a construção de uma sociedade mais inclusiva”, destacou Júlio Brizzi, presidente da Comissão de Cultura e Esporte.

Na reunião, foi apreciado o Projeto de Lei Ordinária nº 02/2021, de autoria do vereador Danilo Lopes (Podemos), que reforça como essencial a prática da atividade física e do exercício físico em estabelecimentos prestadores de serviços bem como em espaços públicos. A matéria recebeu uma subemenda substitutiva que adiciona parágrafo único ao PLO. Veja:

Parágrafo Único: Para efeitos desta Lei entende-se por estabelecimentos prestadores de serviços para a prática da atividade física e do exercício físico as academias de ginástica, academias de dança, estúdios de musculação, de esporte, artes marciais e congêneres de pequeno, médio e grande porte públicos e privados.

Veja quais vereadores compõem a Comissão de Cultura e Esporte 2021-2022:

• Júlio Brizzi (PDT)
  • Lúcio Bruno (PDT)
  • Danilo Lopes (Podemos)
  • Ana Aracapé (PL)
  • Larissa Gaspar (PT)
  • Gabriel Aguiar (PSOL)
  • Professor Ernilson (Cidadania)

Foto: Érika Fonseca