Saiba onde realizar exames para detectar a Covid-19 em Fortaleza

15/02/2021 - Rochelle Nogueira

Os fortalezenses podem buscar atendimento no Centro de Testagem da Praça do Ferreira; Drive-Thru do HGF e Shopping Rio Mar Kennedy (por agendamento) e nos 116 postos de saúde e 6 UPAS de Fortaleza.

testagem - Tatiana Fortes - Foto

Com o número de casos de Covid-19 em ascensão na cidade de Fortaleza, os cidadãos precisam redobrar os cuidados com a finalidade de diminuir a propagação do vírus. Segundo aponta o IntegraSus, a cidade alencarina recebeu nível de alerta 4, o que demonstra risco altíssimo por incidência de casos de Covid-19 por dia, e preocupa os órgãos municipal e estadual.

Para os fortalezenses que sentirem algum desconforto físico e que tenham um destes sintomas, como: febre, tosse seca, cansaço, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato podem buscar atendimento para a realização de teste clínico que identifique se o cidadão está ou não com a comorbidade.

No entanto, no Centro de Testagem na Praça do Ferreira, é possível realizar o teste sem a presença dos sintomas. Para isso, o cidadão deve levar documento oficial com foto (não precisa agendamento para o atendimento) em busca da senha que garante a realização do exame. Por dia, cerca de 150 pessoas são testadas no espaço.

Onde buscar atendimento?

>> Centro de testagem

A população tem acesso ao exame no Centro de Testagem da Praça do Ferreira, no Centro, das 8 às 16 horas.

Conforme ressaltou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nos municípios cearenses também existem unidades básicas de saúde e centros de testagem, além das UPAs e hospitais de portas abertas para a realização da testagem RT-PCR.

Drive-Thru

Os testes devem ser agendados previamente pelo sistema Saúde Digital ou pelo aplicativo Ceará APP, do Governo do Ceará. 👉 CLIQUE AQUI

• No drive do Hospital Geral de Fortaleza o agendamento é disponibilizado todas as semanas, às segundas e quintas-feiras.
  • Já no drive do Shopping Riomar Kennedy a agenda abre toda sexta-feira.

Vale ressaltar que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), ambos da rede estadual, e a Fiocruz são responsáveis por analisar as amostras coletadas nos exames de biologia molecular para diagnóstico da Covid-19. O trabalho conta, ainda, com o Laboratório Argos.

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por sua vez, reforçou que os testes de Covid-19 (RT-PCR) são realizados em somente em usuários sintomáticos, nos 116 postos de saúde da capital e nas 6 Unidades de Pronto Atendimento (UPA Vila Velha, UPA Cristo Redentor, UPA Bom Jardim, UPA Itaperi, UPA Jangurussu, UPA Edson Queiroz – Dendê) de acordo com os critérios e avaliação do médico da unidade, seguindo os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde (MS).

Em todo o Ceará já foram realizados 1.338.663 testes. Sendo, somente nos últimos sete dias, 4.638,29 aplicados nos usuários. O Ceará conta ainda com 35.840 testes T-PCR e Testes Rápidos disponíveis.

Foto: Tatiana Fortes