Pessoa vacinada deve manter cuidados com a Covid-19 mesmo após imunização, alerta infectologista

12/02/2021 - Ana Clara Cabral

A vacina reduz as chances da forma mais grave da doença, mas ainda é possível ser infectado da forma mais leve e transmitir o vírus da Covid-19, explica o infectologista Keny Colares

Vacinação domiciliar Covid-19 - Thiago Gaspar

Mais de 82 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina no município de Fortaleza, conforme divulgou a Secretaria Municipal de Saúde na última quinta-feira (11). Estão sendo imunizados, seguindo a lista de prioridade do Plano de Vacinação, os trabalhadores da linha de frente da Covid-19 e os trabalhadores dos hospitais, além dos idosos acima de 75 anos.

Mesmo após a vacina, a população deve cumprir os protocolos de segurança sanitária, segundo o consultor em infectologia da Escola de Saúde Pública, Keny Colares. “Nenhuma das vacinas tem 100% de eficácia para garantir que as pessoas não se infectem. Tem uma garantia que reduz muito a possibilidade de internação e de ter uma doença mais grave, mas ainda é possível ter a doença mais leve e, até assintomático, é possível transmitir”, explicou.

Keny Colares ressalta que a vacinação é um procedimento coletivo e por isso, a recomendação para quem recebeu as doses é de continuar utilizando proteção como as outras pessoas que ainda não se imunizaram, até que, de acordo com os números de controle da epidemia, a autoridade sanitária, secretário de saúde ou sistema de saúde apresentem o retorno gradual para a situação de normalidade.

“Isso deve levar alguns meses, de acordo com a evolução da vacinação que está caminhando mais lenta do que a gente gostaria”, declarou. Assim, seguindo as orientações dos decretos estaduais elaborados pelas autoridades sanitárias, toda a população, inclusive quem já se vacinou, deve continuar usando máscara facial, evitando aglomerações, contato físico com outras pessoas e higienizando as mãos com frequência.

Foto: Thiago Gaspar