Secretaria de Saúde atualiza números da vacinação contra Covid-19 em Fortaleza

05/02/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

As equipes que realizam a vacinação em domicílio estarão, a partir desse sábado, refazendo as rotas para atender as pessoas que foram agendadas mas não receberam a imunização ainda em suas residências

A secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela, fez um balanço sobre a vacinação contra Covid-19, em Fortaleza através de transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta sexta-feira. Segundo ela, na quinta-feira, 04 de fevereiro, foram vacinadas 4.635 pessoas, perfazendo um total de 56.451 pessoas vacinadas na Capital. “É um número importante e precisamos continuar vacinando. No momento, além da vacinação domiciliar, nossas equipes estão atuando em drives de vacinação no Centro de Eventos e no Iguatemi. No Centro de Eventos, também há equipes vacinando trabalhadores da saúde, especificamente, aqueles da rede hospitalar e também temos equipes nos domicílios atendendo idosos acima de 75 anos em bairros com maior circulação viral”, disse.

Ana Estela observou que as equipes que estão realizando a vacinação em domicílio estarão, a partir desse sábado, refazendo as rotas para atender as pessoas que foram agendadas, mas por algum motivo deixaram de ser imunizadas. As visitas serão avisadas por e-mail ou WhatsApp. “Durante a semana, algumas equipes dos domicílios não conseguiram cumprir integralmente a rota prevista. Por exemplo, alguns idosos não estiveram em casa no momento agendado. Portanto, neste sábado, revisaremos esses casos e entraremos em contato, via WhatsApp, com aqueles que estavam programados e que, por algum motivo, não receberam a primeira dose da vacina”, esclareceu.

Ela observou que mais de 51 mil idosos acima de 75 anos foram cadastrados na modalidade domicílio e mais de 8.500 mil em drive thru. “Quem quiser mudar a modalidade pode fazê-lo pelos telefones 3452 6979 e 3452 6990. As pessoas receberão um e-mail com um link para fazer a mudança, por todo final de semana. É importante verificar a fonte dos e-mails. Eles serão enviados por vacineja@sis.fortaleza.ce.gov.br e pelo vacineja@sepog.fortaleza.ce.gov.br. Fiquem atentos e verifiquem a caixa de spam, para que nenhum idoso deixar passar a oportunidade de ser vacinado”, pontuou.

A Prefeitura de Fortaleza informa, ainda, que o drive-thru de vacinação contra a Covid-19, no Centro de Eventos do Ceará, permanece aplicando o imunizante somente nos idosos que realizaram previamente seu cadastro e receberam a confirmação do seu agendamento. Além deste grupo, a partir da tarde desta sexta-feira (05/02), os idosos acima de 90 anos, independentemente de cadastramento prévio, podem procurar o local para receber a vacinação, munidos de comprovante de endereço e documentos pessoais.

Boletim Epidemiológico

Segundo o IntegraSUS, até essa sexta feira (05), foram notificados em Fortaleza, 388.407 casos de Covid-19, sendo que desse total, 101.644 casos foram confirmados, uma incidência de 3.807,8. Existem ainda 15.598 casos em investigação. Um total de 4.390 pessoas foram a óbito por Covid-19 na Capital, o que representa uma letalidade de 4,3. Nas últimas 24 horas não houve registro de óbitos. Outras 51.042 pessoas se recuperaram da doença. A Secretaria de Saúde do Estado realizou 430.282 exames somente em Fortaleza. O balanço estadual mostra que ocorreram 1.203.772 casos notificados em todo Ceará, com 380.993 confirmados. Estão em investigação 40.890 casos. O número de óbitos atingiu 10.603 casos e 290.046 pessoas foram recuperadas. O número total de exames realizados no Estado atingiu 1.282.916 registros.

Foto: Mateus Dantas