Quase 32 mil fortalezenses já se vacinaram na fase 1; saiba como agendar

29/01/2021 - Ana Clara Cabral

Confira também as fases prioritárias para a vacinação.

Em dez dias de vacinação, a Prefeitura de Fortaleza já vacinou 31.778 mil pessoas, entre idosos acima de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e os profissionais que atuam no acolhimento destes lares, trabalhadores da saúde ativos, profissionais da linha de frente do combate à pandemia e idosos acima de 75 anos.

Somente na última quinta-feira (28), 2.736 pessoas agendadas foram vacinadas no Centro de Eventos. Idosos a partir de 75 anos também começaram a receber a imunização domiciliar desde a última quarta-feira (27), contando com 10 equipes para as visitas nas residências.

Até o próximo domingo (31), o Centro de Eventos, primeiro Centro de Vacinação de Fortaleza, continuará vacinando apenas os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais. Os profissionais previamente cadastrados que atuam em outras áreas serão automaticamente reagendados a partir da primeira semana de fevereiro.

Já os profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, continuam recebendo a vacina nas unidades onde trabalham. Deste grupo, foram vacinadas ontem (28) 1.784 pessoas.

Ainda, idosos acima de 75 anos seguem recebendo a visita das equipes da Prefeitura (que se apresentam caracterizados e paramentados para o cumprimento do protocolo sanitário). Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento à Covid-19 nas unidades de saúde estão sendo vacinados nos próprios locais de trabalho.

Quem pode ser agendado para a vacinação?

O município de Fortaleza continua no início da primeira fase do plano prioritário de vacinação. Apesar disso, o agendamento para profissionais da saúde está temporariamente pausado. Segue ativo apenas o agendamento para idosos acima de 75 anos.

Como realizar o agendamento?

O cadastro e o agendamento devem ser feitos no aplicativo Mais Saúde Fortaleza (Android ou iOS) ou pelo site Vacine Já, inserindo dados pessoais. No caso dos idosos acima de 75 anos, durante o processo há opção de escolher receber o imunobiológico em domicílio ou em um dos Drives de Vacinação, posteriormente divulgados.

A Secretaria de Saúde informou que, próximo à data da vacinação, uma mensagem será enviada via WhatsApp e e-mail para a confirmação do agendamento e especificações. No ato da vacinação é obrigatório apresentar documento original com foto.

A Secretaria Municipal de Saúde estima 732.918 mil pessoas a serem vacinadas nos quatro grupos prioritários de Fortaleza. Veja abaixo a relação:

1ª fase

• Trabalhadores da saúde | 109.003 pessoas;
  • Idosos a partir de 75 anos de idade | 86.890 pessoas;
  • Pessoas com 60 anos ou mais e deficientes acima de 18 anos institucionalizados | 778 pessoas;
  • Trabalhadores de Asilos | 616 pessoas;
  • População indígena aldeada em terras demarcadas | 79 pessoas;

2ª fase

• Pessoas de 60 a 74 anos | 212.600 pessoas

3ª fase

• Pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, tais como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, dentre outras | 107.614 pessoas

4ª fase

• Trabalhadores da Educação | 78.650;
  • Forças de segurança e salvamento | 13.795 pessoas;
  • Funcionários do sistema prisional | 2.620 pessoas;
  • População privada de liberdade | 1.621 pessoas;
  • Pessoas com deficiência permanente severa | 1.418 pessoas;
  • Pessoas em situação de rua | 1.718 pessoas;
  • Transportadores rodoviários de carga | 22.626 pessoas;
  • Trabalhadores de transporte coletivo | 6.000 pessoas.

Saiba quem são os profissionais da saúde que fazem parte da 1ª fase de imunização:

• Unidades hospitalares COVID;
  • Enfermaria e UTI;
  • Transporte pré-hospitalar (SAMU);
  • UPAS;
  • Emergências de hospitais;
  • Vacinadores;
  • Laboratórios de biologia molecular;
  • Centros de coleta, testagem e atendimento COVID;
  • ACS, ACE visitadores domiciliares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal, médicos e dentistas da ESF.

Capacidade de vacinação:

Segundo a SMS, são 79 equipes distribuídas nos locais de vacinação, com capacidade de vacinar até 14.100 pessoas por dia. Além disso, outras 70 equipes são responsáveis pela imunização em domicílio de idosos com mais de 75 anos, com capacidade para visitar até 2.100 casas por dia. Cada equipe é composta por cinco profissionais, gerando em média, 465 profissionais atuando de segunda a segunda.

TV Fortaleza

Reportagem: Fábio Mareano.