Moradores do Vicente Pinzón recebem orientações preventivas no combate ao mosquito Aedes aegypti

28/01/2021 - Rochelle Nogueira

80 profissionais da Vigilância Ambiental de Fortaleza estarão no bairro Vicente Pinzón nesta sexta-feia, 29, às 8h.

Com ações voltadas para o combate dos focos do mosquito Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya) e roedores (vetores da leptospirose), a Prefeitura de Fortaleza intensifica, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), um mutirão da Operação Inverno.

Nesta sexta-feira, 29, a partir das 8h, o bairro Vicente Pinzón receberá 80 profissionais da Vigilância Ambiental de Fortaleza. A previsão é que ocorra 2.022 visitas domiciliares, em um raio de 32 quarteirões, contemplando cerca de 47.573 pessoas.

Vale ressaltar que durante a programação serão promovidas visitas aos estabelecimentos comerciais, afixação de cartazes, blitz educativa e controle químico por meio de máquinas portáteis. A população também poderá esclarecer dúvidas e conhecer o ciclo evolutivo do vetor transmissor. Além disso, haverá disponibilização de vacinação antirrábica e teste rápido para leishmaniose canina (calazar).

Para a seleção dos bairros contemplados pelos mutirões, estão o histórico de incidência elevada das arboviroses, população suscetível ao soropositivo da Dengue 2 e as áreas com maior número de criadouros do mosquito. Neste ano já foram realizadas 142 visitas e 253 focos do mosquito eliminados. No último dia 15 de janeiro, o bairro Bom Jardim e adjacências receberam a inspeção das equipes, que realizaram a vistoria de 4.433 imóveis.

Operação Inverno

Com início em novembro de 2020, as ações têm como objetivo intensificar a prevenção, reduzir o número de criadouros do mosquito, e sensibilizar a população sobre as práticas preventivas a serem adotadas. As medidas adotadas contam com a parceria de outras Secretarias Municipais e entidades não governamentais que fazem parte do Comitê Intersetorial de Controle Enfrentamento das Arboviroses.

Como prevenir as arboviroses?

• Mantenha a caixa d’água vedada;
  • Lave com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
  • Encha de areia as bordas dos pratos que guardam os vasos das plantas;
  • Mantenha as calhas limpas;
  • Não deixe água acumulada em pneus, garrafas ou outros recipientes.

Quais são os sintomas da dengue?

• Febre acima de 38,5º celsius
  • Dores musculares intensas
  • Dor ao movimentar os olhos
  • Mal estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo

Como é a transmissão?

Pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes.

TV Fortaleza

Reportagem: Danielle Campos.