Maior Hospital Público do Estado será construído no bairro Itaperi

27/01/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Governo do Estado vai construir o maior hospital público do Ceará no bairro Itaperi. A unidade, que será a nova sede do Hospital César Cals, terá 654 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil) e ocupará uma área de 79,5 mil m² dentro da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A autorização para o início das obras foi assinada, nesta quarta-feira, pelo governador Camilo Santana. O investimento será de R$ 274.741.427,37 para as obras e serviços de engenharia e arquitetura, montagem dos sistemas envolvidos e comissionamento das edificações.

A solenidade contou com as presenças da vice-governadora Izolda Cela, dos secretários de Estado Dr. Cabeto (Saúde), Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior) e Quintino Vieira (Obras Públicas), do reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares, e do prefeito de Fortaleza, José Sarto. Para o Governador Camilo Santana, o Hospital Universitário do Ceará (HUC) é um sonho, uma luta enorme que hoje se concretiza com o início das obras. Dos 654 leitos, 184 serão de UTI, com todas as especialidades médicas.

O secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto destaca também o papel do HUC na valorização do ensino e na formação dos profissionais. “Este Hospital será um modelo de assistência, um novo modelo para a Saúde do Ceará. Essa obra simboliza a valorização da ciência e do conhecimento como mecanismos da valorização social”, ressaltou o secretário, acrescentando que a nova unidade prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.

Além do prédio, a região do entorno receberá melhorias através das adaptações urbanísticas, como o alargamento das vias de acesso, paisagismo, iluminação. O novo equipamento foi festejado pelo meio acadêmico. O reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos Soares, entende que o HUC será um novo paradigma em termos de hospital público, pois vai unir a universidade, a ciência, o ensino, a pesquisa e a extensão com uma só estrutura de saúde, “ temos todas as condições de tornar isso aqui um polo de Saúde do Ceará”, avaliou.

Estrutura do HUC

• Edifício com sete andares e três torres principais (Clínica, Cirúrgica e Materno-infantil)
  • Centro Cirúrgico e Obstétrico
  • Leitos de Apoio e Observação
  • Serviços de Terapia Intensiva (Neonatologia Pediatria e Adulto)
  • Serviços de Urgência e Emergência
  • Serviços de Fisioterapia, Endoscopia, Cardiologia, Neurologia, Imagem e Diagnóstico, Enfermarias Pediátricas e Adultas
  • Ambulatórios, área de exames e laboratórios
  • Consultórios médicos e odontológicos;
  • Consultórios de Serviço Social, Psicologia e Nutrição
  • Centro de Convivência
  • 2 auditórios com 50 lugares cada
  • Área técnica e de ensino
  • Heliponto
O Hospital terá três torres que abrigarão uma clínica, a ala cirúrgica e o setor materno infantil (Foto: Divulgação/Sesa)

TV Fortaleza

Matéria exibida pela TV Fortaleza.