ENEM 2020: Inep divulga gabarito oficial nesta quarta (27)

27/01/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de março

Os participantes que fizeram as provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, aplicado nos dois últimos domingos, 17 e 24 de janeiro, já podem a partir desta quarta-feira (27), conferir as respostas corretas do exame no site do Inep e no aplicativo do Enem.

Nos dois domingos de aplicação das provas os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Ainda realizaram a prova de redação, a única subjetiva do exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informa que mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. O Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova objetiva. O Inep também explica que, para garantir isonomia na correção, as redações são enviadas aos mais de 9 mil corretores sem a identificação dos participantes.

Reaplicação da prova

Devido ao período atípico que o país passa em decorrência da pandemia da Covid-19, o Inep orientou que os participantes que estivessem com sintomas do novo coronavírus ou outra doença infectocontagiosa não deveriam comparecer aos locais de prova. Na ocasião, esses participantes têm até o dia 29 deste mês para solicitar a reaplicação na Página do Participante. A data da reaplicação da prova para esses casos será nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Outros casos para pedidos de reaplicação da prova serão para os candidatos que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de água ou luz e aqueles que foram impedidos de fazer o exame porque as salas estavam lotadas e era preciso garantir o distanciamento entre os participantes. Segundo o Inep, isso ocorreu em pelo menos 37 escolas de 11 cidades.

No Estado do Amazonas e no município de Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO) os estudantes deverão fazer o exame na data da reaplicação. A medida foi tomada devido ao agravamento da pandemia na região.

Ainda segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Informações e foto: Agência Brasil