Comitê de Imprensa da CMFor recebe o nome do jornalista Alexandre Rangel

17/12/2020 - Rochelle Nogueira

O homenageado faleceu vítima da Covid-19 em maio deste ano

O Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza recebeu nesta quinta-feira, 17, uma placa alusiva ao ex-presidente e jornalista Alexandre Rangel, que faleceu vítima da Covid-19. Na gestão do presidente Antônio Henrique (PDT) o comitê passou por mudanças e recebeu nova restruturação.

“Nesse momento homenageamos um homem que fez parte da história do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal e que foi vítima da Covid-19. Hoje estamos eternizando o trabalho de Alexandre Rangel no Comitê”, destacou o presidente Antônio Henrique.

Fundado em 30 de março de 1977, segundo informou o presidente do Comitê de Imprensa da CMFor, Stênio Holanda, o espaço garante suporte aos profissionais de imprensa externa que buscam realizar coberturas do Poder Legislativo Municipal. O Comitê é o local de apoio aos comunicadores no livre exercício profissional e que permite a prática da profissão.

O homenageado, Alexandre Rangel, foi jornalista, radialista, graduado em Marketing Corporativo, com especializações em Marketing Político, Ciência Política, e MBA em Assessoria Parlamentar. Rangel trabalhou em defesa da liberdade de informação, presidente do Comitê de Imprensa de Rádio e Televisão da Câmara Municipal de Fortaleza e veterano na cobertura da Assembleia Legislativa, atuava à frente da área política.

” O Alexandre gostava muito de trabalhar na Câmara em prol do bem-estar de todos, um ambiente acolhedor e de troca de ideais. Quero agradecer em nome de toda a família o reconhecimento e o carinho pelo trabalho que ele desempenhou no Comitê de Imprensa”, ressaltou Ivelene Moraes, viúva de Alexandre Rangel.

Biografia de José Alexandre de Andrade

Natural de Granja – CE, filho primogênito de Antônio Marques de Andrade e Maria do Livramento de Andrade, Alexandre possuía 7 irmãos. Saiu cedo de casa e na Capital concluiu seus estudos. Casou-se duas vezes. Em 1979 com Vera Castelo Branco com quem teve 2 filhos, Alexandre Filho e David, e em 1992 com Ivelene Moraes, com quem tem 2 filhas, Alexia e Ivna.

Iniciou sua vida profissional em gráficas pequenas da cidade. Foi revisor no Jornal O Povo e jornal Diário do Nordeste. Anos depois iniciou sua vida profissional na Assembleia Legislativa, Rádio Metropolitana e Assunção. Formado em Jornalismo pela UniCeub, em Brasília, ao retornar para Fortaleza, Alexandre Rangel candidatou-se algumas vezes a vereador da capital e também na sua cidade natal, Granja.

No início de maio deste ano, foi diagnosticado com Covid-19 e seu quadro evoluiu rapidamente, apesar de não ter nenhuma doença preexistente. Devido ao coronavírus necessitou de hemodiálise e não resistiu, vindo falecer de síndrome respiratória aguda, em 15 de maio de 20202.

Com informações de Adriana Albuquerque

Foto: Érika Fonseca