Projeto que institui o Estatuto Municipal de Promoção da Igualdade Racial avança no Legislativo

25/11/2020 - Anna Regadas

O projeto busca inserir Fortaleza na vanguarda da implementação de políticas afirmativas que visem a eliminação da discriminação racial e a promoção da igualdade de oportunidades

Sessão plenária

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 25, foi lido e encaminhado para apreciação na Comissão de Legislação e Direitos Humanos, o Projeto de Lei Ordinária nº 308 de 2020, que institui o Estatuto Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A proposta do Executivo atende ao Indicativo nº 204/2019, de iniciativa do vereador Iraguassu Filho (PDT).

O projeto busca inserir Fortaleza na vanguarda da implementação de políticas afirmativas que visem a eliminação da discriminação racial e a promoção da igualdade de oportunidades, acelerando processo de superação do quadro histórico de desigualdade racial no Brasil e na cidade.

O Estatuto prevê portanto a criação de políticas públicas que possam conferir a todas as etnias o mesmo patamar econômico, político e social através de:

  • medidas reparatórias e compensatórias para os negros pelas sequelas e consequências advindas do período da escravidão;
  • medidas inclusivas nas esferas públicas e privadas que assegurem a representação equilibrada dos diversos segmentos raciais;

Trâmite – A Comissão designará relator para dar parecer ao projeto. Após a apreciação do relator na Comissão Conjunta, a matéria (sendo aprovada) deverá retornar ao Plenário para ser votada pelos vereadores em primeira discussão.

Durante a sessão, entrou extrapauta o projeto de resolução de autoria do vereador Antônio Henrique, que denomina de Alexandre Rangel a sala do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza. A matéria foi encaminhada para a Comissão de Legislação.

Confira as demais matérias encaminhadas para as Comissões:

O Legislativo aprovou em redação final 14 projetos de lei ordinária. Dentre as matérias aprovadas, destacam-se o Projeto de Lei Ordinária nº 277 de 2019, que declara como patrimônio histórico cultural e natural do município de Fortaleza, o Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba e Projeto de Lei Ordinária nº 98 de 2019, que regulamenta o serviço conhecido como “trenzinhos da alegria”. Foi aprovado também o Requerimento nº 3933 de 2020.

Veja a pauta completa da sessão ordinária desta quarta-feira, 25.

Foto: Érika Fonseca