Selo Estabelecimento Seguro continua incentivando boas práticas no combate à pandemia

10/11/2020 - Cleonardo Dias

O Selo garantirá que os clientes possam escolher os estabelecimentos que adotam as medidas de segurança contra à Covid-19.

Com mais de 279 mil casos confirmados da Covid-19 no Estado do Ceará e, em pleno andamento do processo endêmico, as medidas de prevenção e incentivos para minimizar os impactos da doença continuam sendo praticadas pelas autoridades competentes. Uma das medidas de incentivo proposto pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), foi a criação do Selo Estabelecimento Seguro.

Lançado no último mês de outubro, o Selo foi destinado aos equipamentos de lazer (hotelaria e alimentação) e às instituições de ensino com objetivo inicial de apoiar a reabertura do comércio e o retorno das atividades presenciais dos mais diversos setores, de forma responsável, garantindo ao cidadão mais segurança e o comprometimento das empresas e instituições participantes com as normas de segurança e plano de contingência.

Para concorrer ao Selo, as empresas interessadas devem acessar o site https://digital.saude.ce.gov.br/ e preencher um cadastro. Para receber o selo, o empreendimento deve apresentar alguns quesitos: o layout do espaço físico, com delimitação de distanciamento (salas, áreas internas) conforme no Decreto; ter comissão interna de avaliação do Plano de Contingência; apresentar os documentos comprobatórios dos procedimentos de higienização e limpeza; apresentar Procedimentos Operacionais das atividades de serviço de alimentação (restaurante e atendimento) relacionados a COVID-19; apresentar procedimentos nos casos de suspeita /confirmação de COVID com as ações tomadas e a licença sanitária atualizada

Na ocasião do lançamento do Selo, a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, destacou a importância do programa como forma de garantir o retorno das atividades de forma segura. “As empresas e instituições de ensino que se cadastrarem para receber o Selo passarão por vistoria feita por nossos especialistas. Só serão contempladas as instituições que tenham como garantir procedimentos seguros para o funcionamento de suas atividades. As instituições comerciais e de ensino que forem contempladas com o Selo serão divulgadas em uma lista no site da Sesa. Isso garantirá que o cidadão cearense e os turistas possam escolher os locais que frequentam de forma segura”, explicou.

Essas medidas de prevenção devem ser acolhidas pela sociedade como um todo, pois a pandemia continua e não é momento para relaxar nos cuidados sanitários. Vale lembrar que o uso de máscaras ainda se faz necessário em todo lugar devendo evitar aglomerações e lavar frequentemente as mãos. No momento essas medidas são as mais segura contra a infecção do novo coronavírus até a chegada de uma vacina eficaz.

Informações: Sesa

Foto: Mateus Dantas