Capacete Elmo apresenta resultado positivo no tratamento da Covid-19

05/11/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Elmo recebeu no último dia 29 de outubro o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para entrar em operação. O equipamento será fabricado e comercializado pela empresa cearense Esmaltec

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), apresentou nesta última quarta-feira, 4, os resultados preliminares dos testes clínicos realizados com o capacete de respiração assistida batizado de “Elmo”, para tratar pacientes com quadro leve ou moderado do novo coronavírus. Com os testes iniciados no mês de junho, o equipamento foi utilizado em dez pacientes internados no Hospital Leonardo da Vinci, unidade exclusiva para o atendimento de pacientes com Covid-19.

Na ocasião, o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcântara, divulgou os resultados clínicos preliminares da utilização do capacete Elmo e enalteceu a transparência de todo o processo. Marcelo destacou que o aparelho conseguiu demonstrar em laboratório que ele cumpria todos os requisitos de segurança. “A aplicação do Elmo em pacientes com insuficiência respiratória hipônica em decorrência da Covid-19 é factível, oferece oxigênio com níveis terapêuticos com segurança e conforto, melhora a oxigenação reduzindo a necessidade de reinalação de CO2 e reduzindo o lactato”, explicou.

O Elmo é um dispositivo para suporte à respiração em caso de insuficiência respiratória hipoxemica. É capaz de melhorar a troca gasosa pulmonar, a oxigenação e a dispneia, potencialmente evitando a necessidade de intubação e de uso de ventiladores mecânicos de UTI com conforto e menor risco de contaminação de profissionais de saúde.

Segundo o titular da Escola de Saúde Pública, o modelo foi produzido em tempo recorde graças à união entre ciência, tecnologia e inovação. Foram necessários apenas três meses para criação e consolidação do protótipo em força-tarefa que contou com os seguintes profissionais: médico pneumologista e intensivista, engenheiros mecânicos, clínicos, civil e de produção; fisioterapeutas especializados; designe gráfico e técnicos em usinagem e ferramentaria.

Na apresentação, o superintendente da ESP/CE destacou que o Elmo, depois de ter atendido todos os critérios de segurança, recebeu no último dia 29 de outubro o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para entrar em operação. O equipamento será fabricado e comercializado pela empresa cearense Esmaltec. A patente do equipamento foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ainda em julho.

Finalizando, Marcelo Alcântara ressaltou a importância da continuidade das pesquisas científicas e lembrou que o Elmo servirá não só para pacientes com Covid-19, mas para qualquer paciente acometido de doenças hipoxemicas que precisam de oxigênio em altas frações ou edema aguda de pulmão.

O Elmo é fruto da força-tarefa composta pelo Governo do Ceará, Sesa, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Esmaltec e Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Informações: Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)