Centros Comunitários da Capital retomam atividades presenciais, seguindo protocolos sanitários

22/10/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), reabriu os Centros Comunitários Luíza Távora (Farol), Santa Terezinha, São Francisco e São Vicente, neste mês de outubro, para atividades presenciais. Os locais atendem cerca de 800 famílias de 19 bairros da cidade. Os quatro equipamentos decidiram adotar uma nova dinâmica de funcionamento para atender as famílias mais vulneráveis, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19.

Segundo Verônica Maciel, orientadora da Célula de Proteção Social Básica da SPS, mesmo com a pandemia não dando trégua, os equipamentos não pararam. Ela observa que foram estabelecidas novas rotinas de funcionamento que estão sendo seguidas pelos professores e pelo público atendido nos centros presencialmente. Observa que também estão sendo realizadas aulas on-line para as crianças menores e idosos. “O retorno das atividades vem ocorrendo de forma gradual seguindo todos os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias”, pontua.

Os Centros comunitários estão oferecendo 11 cursos profissionalizantes, com um total de 735 participantes. Entre os cursos ofertados estão: barbeiro, cabeleireiro, culinária, design de sobrancelhas, depilação e serviços estéticos, empreendedorismo, inclusão digital, manicure, maquiagem, massagem corporal e operador de caixa. Além disso, os Centros estão realizando encaminhamentos para serviços diversos e visitas domiciliares a 41 famílias carentes atendidas noas locais.

Cuidados no atendimento

Os Centros estão realizando, junto aos usuários, a aferição da temperatura e disponibilizado álcool em gel e máscaras para quem estiver desprotegido. As salas de aula comportam apenas 10 alunos, no máximo, para possibilitar o distanciamento. Os locais também estão atendendo crianças a partir de 11 anos de idade, em atividades esportivas como futsal, karaté, capoeira, muay thai e ballet. Os equipamentos atendem as comunidades do Conjunto Santa Terezinha, Vicente Pinzon, Varjota, Papicu, Castelo Encantado, Mucuripe, Praia de Iracema, Meireles, Jardim Guanabara, Vila Velha, Aldeota, Meireles, Dionísio Torres, São João do Tauape, Joaquim Távora, Antônio Bezerra, Quintino Cunha , Autran Nunes e Genibaú.