Ceará participa de pesquisa que subsidia políticas de saúde mental para profissionais da saúde

20/10/2020 - Ana Clara Cabral

A iniciativa acontece em mais de 30 países com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde e é coordenada no Ceará pela Escola de Saúde Pública do Ceará

profissionais da saúde - Foto: Gov. do Ceará

Trabalhadores da saúde do Ceará podem participar do estudo internacional “The covid-19 HEROES Study – Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores nos serviços de saúde”, coordenada no estado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). O estudo visa subsidiar ações e políticas de saúde mental dos profissionais e ocorre em mais de 30 países com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Segundo Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde, a iniciativa contribui para a “caracterização do perfil sociodemográfico dos profissionais da atenção primária, secundária ou terciária, além de identificar os fatores estressores e protetores da saúde mental durante a pandemia”.

A pesquisa pode ser feita por profissionais da saúde envolvidos ou não no enfrentamento à Covid-19. Para participar, basta clicar aqui e responder o questionário eletrônico, após selecionar a opção “português” no menu de idiomas, clicar em “aceitar” e selecionar “Brasil”. Antes de iniciar, será apresentado então um consentimento informado, com todos os detalhes que são exigidos pelos Comitês de Ética.

Ainda, caso necessário, o estudo se propõe a oferecer aos participantes um feedback geral a respeito da saúde mental e direcioná-los a um atendimento específico, conforme informou a Escola de Saúde Pública do Ceará.

Foto: Gov. do Ceará