Câmara presta homenagem aos quadrilheiros e às quadrilhas juninas

19/10/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta segunda-feira (19), em comemoração aos 20 anos das Quadrilhas Juninas Luar das Dunas e Raízes Sertanejas; 25 anos da Quadrilha Junina Coração Sertanejo; 30 anos das Quadrilhas Juninas Arraiá da Esperança e Festa na Roça; 35 anos da Quadrilha Junina Arraiá da Rocinha; 15 anos da Quadrilha Junina Infanta Tesouro Nordestino; 10 anos das Quadrilhas Juninas Chama da Fogueira e Amor Junino; 30 anos da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (FEQUAJUCE) e em comemoração ao Dia Municipal do Quadrilheiro Junino.

A solenidade foi proposta pelo vereador Márcio Martins (PROS), através dos requerimentos 57, 58 e 59 e 60/2020, aprovados por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo autor do requerimento, no ato, representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT). A Mesa solene foi composta das seguintes personalidades: Fátima Freires, presidente da Fequajuce e da Quadrilha Junina Arraiá da Esperança; Clivaneide Bezerra, presidente da Quadrilha Junina Arraiá da Rocinha; Moacir Martins de Sousa, presidente da Quadrilha Junina Coração Sertanejo; Francisco Carlos da Silva, presidente Quadrilha Junina Raízes Sertanejas, e pelo coordenador Técnico da Quadrilha Junina Tesouro Nordestino, Raimundo Nonato de Albuquerque Filho.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Márcio Martins disse que a solenidade reúne várias gerações de quadrilheiros e isso demonstra a longevidade do movimento. “Literalmente esse movimento abraça todos, sem distinção. Aqui basta ter amor por São João. O movimento é tão grande tão rico, que cabe todo mundo. Nesses quatro anos de mandato, essas solenidades têm sido lotadas, mas devido a situação atual não pudemos convidar a todos. E mesmo que eu não retorne no próximo mandato, essa data está fixada. A cultura é remédio para a alma. Viva o quadrilheiro brasileiro!” disse. Em seguida, foi apresentado um vídeo sobre a história da Fequajuce.

Homenagens da noite

Ato contínuo foram feitas as homenagens ao Dia do Quadrilheiro com a entrega de certificados para Mateus Alencar (Quadrilha São Mateus); Maria dos Prazeres (criadora da Federação das Quadrilhas), representada por Terezinha da Costa Melo; Maria de Fátima Freires Cruz, presidente da Fequajuce; pelos 15 anos da Quadrilha Junina Tesouro Nordestino, para Francisco Tiago, representado por Maria de Fátima Albuquerque; pelos 20 anos da Quadrilha Junina Luar das Dunas, para Antônio Cláudio da Silva, representado por Valdeir Silva Oliveira; pelos 20 anos da Quadrilha Junina Raízes Sertanejas, para Francisco Carlos da Silva; pelos 25 anos da Quadrilha Junina Coração Sertanejo, para Moacir Martins de Sousa; pelos 30 anos da Quadrilha Junina Arraiá da Esperança, para Maria de Fátima Freires da Cruz; pelos 30 anos da Quadrilha Junina da Festa na Roça, para Maria Eunice de Sousa; pelos 35 anos Arraiá da Rocinha, in memoriam à José Leudiano Bezerra, representado por José Veridiano Bezerra. Essa quadrilha junina é presidida por Clivaneide Bezerra, que é servidora da Câmara.

Em nome dos homenageados falou Fátima Freires: “Graças a Deus estamos vivendo, até aqui, livres desse vírus que levou tantas pessoas. Hoje as pessoas reconhecem a importância do movimento junino que é gerador de emprego e renda em nosso estado. Não é fácil ser quadrilheiro e muito menos estar a frente do movimento junino. Hoje estamos capacitando, fiscalizando para que ganhe a melhor e o movimento continue com credibilidade. Quero agradecer todos os presidentes das quadrilhas juninas, que têm levado alegria, emoção, prazer para todos ”, concluiu.

Foto: André Lima