Estudo cearense sobre reincidência da Covid-19 é destaque internacional

18/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O artigo analisa seis casos de profissionais de saúde no Brasil que se recuperaram, mas novamente apresentaram sintomas consistentes de Covid-19, com novos resultados positivos do teste

Escola de Saúde pública do Ceará

O artigo “Sintomas Clínicos Recorrentes de Covid-19 em Profissionais da Saúde: Uma Série de Casos no Brasil”, elaborado por pesquisadores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi destaque internacional no Covid Reference, site que reúne publicações sobre a pandemia. A publicação científica é a primeira do Brasil a acompanhar casos de reincidência do novo coronavírus.

A pesquisa analisa seis casos de profissionais de saúde no Brasil que se recuperaram, mas que novamente apresentaram sintomas consistentes de Covid-19, com novos resultados positivos do teste. Os casos analisados apresentaram início dos sintomas entre 16 de março de 2020 e 9 de abril de 2020. Os avaliados têm a média de idade de 43 anos.

“Estudar essa possibilidade de recorrência tem uma enorme importância científica, pois isso pode determinar o risco de novo adoecimento pelo Sars-CoV-2. A pesquisa de casos de pessoas com sintomatologia persistente pode trazer muitas informações desse impacto na qualidade de vida das pessoas acometidas e também sobre quais serão os impactos desses sintomas tanto tempo depois dentro do sistema de saúde”, destaca a diretora clínica do Hospital São José e uma das autoras do artigo, Christianne Takeda.

Ressaltando os possíveis desdobramentos das pesquisas no conhecimento sobre a doença, o infectologista Dr. Keny Colares aponta o pioneirismo da publicação no Brasil, onde alguns pesquisadores já vinham abordando o tema em jornais, mas ainda não havia publicação científica consolidando o assunto. “A quantidade de artigos que estão saindo de Covid-19 é gigantesca. Nosso artigo ter sido escolhido entre os dez artigos mais importantes, sem dúvidas, é um grande reconhecimento, um grande estímulo. Se houver um pouco de disposição e apoio, é possível a gente fazer coisas que vão ser admiradas pelo restante do mundo”, completa Keny.

Entre os autores, Christianne Fernandes Valente Takeda, diretora clínica do Hospital São José; Magda Moura de Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa; e Ricristhi Gonçalves de Aguiar Gomes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Prevenção da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ao quadro de autores somam-se os pesquisadores Jeová Keny Baima Colares, infectologista do Hospital São José (HSJ), unidade da rede estadual; Tatiana Cisne Souza, orientadora da Célula de Informação e Resposta às Emergências em Saúde Pública da Sesa; Matheus Alves de Lima Mota, da Faculdade de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor); e Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti, do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus.

Desafios

Para os especialistas, o coronavírus ainda levanta uma série de questionamentos, principalmente em relação a eficácia da vacina e como o vírus se comporta no organismo (sequelas e novos sintomas).

“Saber o grau de proteção que a gente tem com essa doença vai dar uma ideia do grau de proteção que a gente pode esperar dessa vacina. Se de repente a Covid-19 se mostrar uma doença de uma proteção muito baixa, a gente vai ter que começar a pensar que talvez essas vacinas não sejam tão protetoras como a gente imaginava”, detalha Keny Colares.

No artigo “Sintomas Clínicos Recorrentes de Covid-19 em Profissionais da Saúde: Uma Série de Casos no Brasil”, os autores refletiram sobre diversas inquietações envolvendo o coronavírus.

Christianne destaca que as informações sobre o desenvolvimento do vírus ainda são escassas e, justamente por isso, é fundamental a produção de pesquisa observando como a Covid-19 tem atingido populações variadas.

Com informações do Governo do Estado

Foto: Érika Fonseca