Esporte: Ceará e Fortaleza reforçam protocolos de segurança com testagens a cada partida

11/09/2020 - Rochelle Nogueira

A Confederação Brasileira de Futebol mudou o protocolo de testagem e exige que todos os atletas inscritos no Campeonato Brasileiro sejam testados 72 horas antes dos jogos

Após uma espera de 78 dias para o retorno aos gramados, os principais clubes do futebol cearense vem seguindo com rigor os protocolos de segurança. No mês de junho, os times retomaram as atividades com jogos válidos pelo Campeonato Cearense e atualmente as equipes do Ceará e Fortaleza disputam os jogos pela série A do Campeonato Brasileiro 2020.

Com o fluxo das atividades seguindo os protocolos de saúde, na Capital os dois maiores clubes do Estado, Ceará e Fortaleza, vem adotando medidas preventivas na contenção do coronavírus. As ações visam garantir os cuidados necessários à segurança dos atletas, comissão técnica e funcionários dentro dos Centros de Treinamentos e em competições.

Medidas que são uma exigência da Confederação Brasileira de Futebol, que precisou alterar o protocolo de testagem para as competições nacionais. A motivação veio após a partida entre Goiás e São Paulo ter sido suspensa após dez jogadores da equipe goiana serem diagnosticados com Covid-19, no dia em que enfrentaria a equipe paulista. A partir do incidente a CBF estipulou:

  • os testes devem ser realizados por todos os atletas inscritos na competição. Estando eles relacionado ou não para a partida.
  • Os exames devem ser realizados com 72 horas de antecedência antes do jogo e o resultado enviado 24 h antes da disputa pelo clube mandante e 12 h antes da viagem pelo clube visitante.

Ceará Sporting Club

A equipe do Alvinegro de Porangabuçu vem seguindo durante esse período de pandemia regras para a contenção da doença. Segundo a assessoria, os treinos seguem com as medidas de distanciamento entre os atletas e o uso obrigatório de máscara.

“A testagem dos atletas foi realizada em drive thru para que não houvesse contato. Hoje os atletas estão treinando em conjunto, mas observando o distanciamento. O uso de máscara permanece, assim como o de álcool em gel distribuído em todos os setores do clube. O Centro de Treinamento passa por rigorosa sanitização semanalmente e as modalidades de futsal e a categoria de base estão adotando os mesmos procedimentos”, disse a assessoria do Ceará Sporting Club.

Com as partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, os atletas e a comissão técnica estão sendo testados a cada jogo. “É um protocolo exigido pela CBF. Com o excesso de viagens, quando não é possível fazer no próprio clube, fazemos no desembarque, ainda no aeroporto, em sala preparada especificamente para isso”, informou. Ao todo, dezesseis pessoas entre jogadores e equipe técnica foram acometidas pela Covid-19.

Fortaleza Esporte Clube

No Fortaleza as medidas preventivas também vem seguindo rigorosamente o manual de segurança. Com o sistema de testagem realizada no Centro de Treinamentos Ribamar Bezerra, quatro atletas e quatro profissionais da comissão técnica receberam confirmação para a Covid-19 e foram afastados das atividades.

A instituição reforça que os protocolos sanitários exigidos estão sendo mantidos desde o retorno dos trabalhos presenciais.

Fotos: Xandy Rodrigues