Pequeno Expediente: vereadores repercutem aprovação do Fundeb

26/08/2020 - Ana Clara Cabral

Começando os trabalhos em plenário nesta quarta-feira (26), os parlamentares colocaram em destaque temas relevantes para Fortaleza como a aprovação do Fundeb, melhorias na infraestrutura e o reconhecimento aos serviços prestados pelos trabalhadores de serviços essenciais. Vereador Evaldo Lima (PCdoB) Utilizou seu tempo de três minutos para comemorar a aprovação da permanência do Fundo de […]

Sessão plenária

Vereador Evaldo Lima (PCdoB)

Vereador Evaldo Lima

Utilizou seu tempo de três minutos para comemorar a aprovação da permanência do Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Tenho acompanhado as angústias dos profissionais da educação e agora celebro com eles a aprovação, que representa também a garantia constitucional e a permanência do investimento”, disse.

Evaldo Lima lembrou a importância do Fundo: “É um conjunto de 27 fundos, que garante o pagamento dos professores, merenda para os alunos e manutenção dos equipamentos públicos de ensino”.

Vereador Paulo Martins (PDT)

Vereador Paulo Martins

A temática da aprovação do Fundeb no Senado Federal também foi comemorada pelo vereador Paulo Martins. “Vitória importante para a educação nesse momento difícil da pandemia e de dificuldade da economia. O Fundeb tem dado uma contribuição muito grande para o financiamento da educação básica, cerca de 65% do investimento”. O parlamentar parabenizou o Congresso Nacional pela aprovação da PEC, que garantiu o aumento do repasse da União, passando de 10% para 23% até o ano de 2026. Em relação ao retorno das aulas, Paulo Martins ressaltou a necessidade de escutar as recomendações das autoridades de saúde.

Vereador Adail Júnior (PDT)

Repercutiu a decisão, por unanimidade, de ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), que decidiram arquivar processo que corria no órgão para analisar supostas irregularidades na compra de respiradores pela Prefeitura de Fortaleza. Adail reforçou que o órgão considerou a denúncia inconsistente, já que o contrato de aquisição dos aparelhos havia sido rescindido três dias antes pelas entidades. “Foi uma operação política da oposição. A força-tarefa foi uma vergonha”.

Vereador Eron Moreira (PDT)

O parlamentar ressaltou o início da requalificação da Praça Nossa Senhora de Nazaré, onde uma imagem da mesma será implantada. “Temos a oportunidade de mostrar para o povo do Montese, Damas, Parreão, Bom Futuro, Vila União, Benfica e Jardim América o nosso compromisso com as demandas do povo, como a construção de duas praças de convivência na Rua Antônio Mendes, que serão iniciadas este mês”.

Eron ainda lembrou do pedido de asfalto na comunidade Matadouro, atendido na semana passada. A finalização do projeto do Papel da Casa Própria também foi mencionada pelo parlamentar. “Vamos atingir o direito da mãe de família ter o direito ao papel da casa própria nas comunidades Salgadeiro, Matadouro e Brasília.

Vereador Ronivaldo (PT)

Foto tirada antes da pandemia

O petista destacou os direitos dos trabalhadores de serviços essenciais (saúde, limpeza urbana e segurança pública). Segundo Ronivaldo, o Governo Federal não reconhece o trabalho que esses profissionais vem realizando nos últimos cinco meses no enfrentamento à pandemia quando não aprova o reajuste salarial para os trabalhadores da saúde, limpeza urbana e segurança pública. “Esses profissionais não têm por parte do Governo Federal nenhum reconhecimento. Bolsonaro, Maia e Acolumbre são do mesmo do lado. Maia restabeleceu a maldade do Governo Federal, por isso digo que nada é tão ruim que não possa piorar no Governo Bolsonaro”, disse.

Vereador Idalmir Feitosa (PSD)

Em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza, o indicativo que solicita a inclusão dos biomédicos no quadro funcional do Município. O parlamentar pediu o apoio do plenário para a aprovação da matéria, reforçando o trabalho que os profissionais estão realizando na cidade. “Uma atividade considerada retificante e muito tem feito nos quadro da Medicina. Quero aqui pedir o apoio dos meus pares e sensibilizar o prefeito para que ampare o enquadramento do biomédico no quadro funcional do Município”, destacou.

Com informações de Adriana Albuquerque

Foto: Érika Fonseca