Covid-19: pacientes que receberam alta são acompanhadas pelo Hospital César Cals

24/08/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Nas visitas é possível restabelecer vínculos familiares, aumentar a qualidade de vida, o conforto e a dignidade do paciente

Atendimento HCC - Foto: Governo do Ceará

Cada vez mais as ações que visam amenizar os efeitos da Covid-19 são evidenciadas através de políticas públicas, principalmente na área da saúde, para tentar mitigar os efeitos que a doença infectocontagiosa vem causando na população. Uma delas é o trabalho que o Hospital César Cals vem realizando com pacientes que receberam alta hospitalar e estavam contaminados pelo coronavírus. A ação é fruto das atividades do Programa de Assistência Domiciliar (PAD).

Na ocasião, uma equipe do PAD, dependendo dos casos, realiza visita a pacientes que tiveram alta de Covid-19, onde são repassadas informações e orientações a pacientes e familiares sobre os cuidados da doença. Também é aferido a pressão arterial, saturação de oxigênio, temperatura, pulso e frequência respiratória.

Além de atender pacientes com Covid-19, o PAD dá suporte, a partir da promoção da desospitalização, a pessoas com doenças crônicas degenerativas ou com problemas que requerem cuidados especiais. Atualmente, pessoas que tiveram Covid-19 ocupam 25% das vagas disponíveis no Programa atendidas pelo César Cals. Os pacientes permanecem um período mínimo de 30 dias no Programa conforme a necessidade e evolução do quadro clínico.

Como medida de prevenção à Covid-19, os profissionais que realizam as visitas presenciais seguem as normas de proteção utilizando sempre os Equipamentos de proteção Individual (EPIs) necessários, como gorro, máscara N95, protetor facial, avental descartável e luvas de procedimento.

Na rede pública de saúde do Governo do Ceará, o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) está presente nos seguintes hospitais: Hospital Geral Waldemar Alcântara, Hospital de Messejana, Hospital São José, Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital de Saúde Mental de Messejana e Albert Sabin.

Informações: Sesa

Foto: Governo do Ceará