População em situação de rua ganha equipamento que serve como vestiário, guarda-volumes e para tomar banho

19/08/2020 - Rochelle Nogueira

O Contêiner instalado pela Companhia de Água visa atender 2.100 pessoas no local.

População de rua - Foto: Tatiana Brígido

Localizado na av. Beira Mar, o Parque Bisão, como é conhecido, ganhou reforço no combate à pandemia pelo novo coronavírus. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) instalou um novo contêiner para auxiliar as pessoas em situação de rua quanto à higiene pessoal.

A ação é uma iniciativa que nasceu da parceria entre a Associação Amigos do Evangelho na Beira Mar (AMEBEM) e a Cagece para levarem apoio à população em situação mais vulnerável.

O Equipamento

O contêiner possui instalação para abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. Contém isolamento térmico, banheiro e lavabo para que as pessoas possam tomar banho e fazer a higienização, essencial na prevenção ao coronavírus.

Para além das questões de higiene, o espaço também pode ser utilizado como vestiário e guarda-volumes. Importante frisar que os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no contêiner estão sendo ofertados de forma gratuita pela Cagece, sem custos para a associação, que atende, mensalmente, cerca de 2.100 pessoas no local.

Desde o início da pandemia, a companhia de água começou a disponibilizar copos de água do projeto da Cagece, o Água de Beber, ofertando uma média de distribuição de 6 mil copos de água por mês, a Cagece amplia a sua colaboração com a instalação do contêiner.

Eliezer Neto, gerente de Serviços Administrativos da Cagece, reforça que essa ação foi desenvolvida em parceria com a Associação Ame Bem que já realiza um trabalho social no entorno da av. Beira Mar.

“Foi instalado um contêiner lavatório que contempla pias, sanitários e chuveiros. Todo o abastecimento de água e coleta de esgoto será de responsabilidade da Cagece. Essa ação está inserida num contexto de outras medidas que a Cagece desenvolveu durante a pandemia de coronavírus visando auxiliar no combate a essa pandemia e também a saúde pública”, disse.

Foto: Tatiana Brígido