Yoga tem ajudado crianças no controle da ansiedade

18/08/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A prática do yoga também alivia a ansiedade, a depressão e a insônia.

O trabalho do corpo e da mente é um exercício que muitos brasileirinhos aprenderam durante o isolamento. E uma prática que tem ajudado a diminuir a ansiedade e o estresse em crianças é o Yoga.

A prática vem ganhando a cada dia mais adeptos. As crianças foram as que mais aderiram aos exercícios. Para a psicóloga Isadora Dias, o yoga no período de isolamento social é muto importante para a saúde física e mental.

Nesse período de isolamento aumentaram os níveis de estresse e ansiedade, e tal prática facilita muito o aprendizado de lidar com as próprias emoções. Além disso, não requer muitos pré-requisitos: um tapete simples, uma dose de disposição e um professor são suficientes”, relatou a psicóloga.

Já a professora de yoga, Anabela Alcântara, que trabalha com crianças há mais de 15 anos, utilizando os métodos psicopedagogia e arte-terapia, afirmou que os benefícios dessa prática são inúmeros, inclusive o equilíbrio emocional.

“A prática do yoga por crianças tem ajudado elas a superar esse momento através da respiração, das posturas e de todos os princípios filosóficos. Além disso, se todos os adultos praticarem juntos com as crianças e aprenderem técnicas simples de respiração do yoga, fazendo as posturas juntos com os filhos, o efeito será mais benéfico, atingindo toda a família”, disse Anabela Alcântara.

A profissional destacou a importância de repassar os conceitos e ensinamentos do yoga. “Estou contribuindo para que essas crianças e adolescentes sejam futuros adultos mais resilientes, mais serenos, mais fortes e autônomos para saberem lidar com todas as dificuldades”.

O yoga também é considerado, no Sistema Único de Saúde (SUS), prática integrativa e complementar. Integra, a partir da publicação da Portaria Ministerial GM nº 849, de 27 de março de 2017, o rol de novas práticas institucionalizadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

Confira 8 benefícios do Yoga para o corpo e para a mente:

• Melhora a aptidão física, a força e a flexibilidade geral;
  • Promove o fortalecimento do sistema musculoesquelético;
  • Estimula o sistema endócrino (relacionado à produção de hormônios);
  • Expande a capacidade respiratória e exercita o sistema cognitivo (relacionado ao desenvolvimento intelectual);
  • Diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial;
  • Melhora a qualidade de vida;
  • Reduz o estresse;
  • Alivia a ansiedade, a depressão e a insônia.

A professora Anabela Alcântara está com inscrições abertas para o curso “Toda Criança no Yoga”. Para saber mais sobre o seu trabalho e os cursos ofertados, basta acessar seu perfil no Instagram: @alcantaraanabela, @claraluzyoga e @espacovivekananda

Veja que o Antônio Cavalcanti diz sobre a prática do yoga:

Foto: Arquivo pessoal/ Anabela Alcântara