Plataforma virtual: doador de sangue tem acesso a todos os serviços sem sair de casa

13/08/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Doar sangue é um gesto de solidariedade ao próximo

A utilização das ferramentas digitais vem fazendo a diferença no acesso de diversos serviços essenciais. A novidade desta semana é o Portal do Doador, lançado na última segunda-feira (10), pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A plataforma virtual oferece aos doadores diversos serviços e tem como objetivo incentivar e fidelizar ainda mais a população sobre o gesto solidário da doação de sangue.

Sem sair de casa, os doadores que acessarem o portal, poderão agendar a doação, acessar informações sobre os resultados de exames, e saber qual o seu tipo sanguíneo. Outro serviço ofertado será a possibilidade de emitir declaração das doações realizadas, declaração de isenção para concursos públicos.

Objetivando fidelizar os doadores voluntários de sangue, o Hemoce lançou no ano de 2010 o programa de fidelização “Doador Cinco Estrelas e Mega Star”, onde os doadores que possuem 20 ou mais doações recebem o boton único, que o identifica pelo mérito do compromisso com a doação de sangue. E esses doadores 5 estrelas e Mega Star serão convidados constantemente para participar dos eventos de integração e aprendizado promovidos pelo Hemoce. Seja um doador!

A diretora de hemoterapia do Hemoce, Denise Brunetta, destacou a importância do portal como uma ferramenta para aproximar os doadores facilitando o acesso à informação.

A diretora do Hemoce ressalta a importância do Portal do Doador. Ouça!

Seja um doador de sangue

Para doar sangue, é necessário estar saudável, pesar acima de 50kg, ter idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou por responsável legal, cuja cópia do documento oficial deve ser anexada. O termo está disponível para download no site do Hemoce.

Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?

• Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
  • Amamentação: até 12 meses após o parto;
  • Extração dentária: 72 horas;
  • Realizou cirurgias de apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
  • Transfusão de sangue: 1 ano;
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.

Outras restrições

• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
  • Período gestacional;
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
  • Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Informações: Hemoce/CE e Ministério da Saúde