Parlamentares destacam avanços na educação, ações de prevenção, requalificação de comunidades e preservação do meio ambiente

12/08/2020 - Adriana Albuquerque

Sessões plenárias seguem ocorrendo às quarta-feiras, dentro das medidas de segurança elencadas pelas autoridades de saúde do Estado e do Município

Durante o Grande Expediente desta quarta-feira (12), ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, vereadores destacaram as ações na área da educação, que se reflete nos índices do Spaece, e na execução de obras históricas para comunidades da Regional VI, além da criação de várias campanhas educativas, aprovadas pelo Legislativo. Confira os destaque em plenário:

Educação

O vereador Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Comissão de Educação da CMFor, destacou os resultados alcançados pela rede municipal de ensino no Spaece, com um percentual de 92,7% das crianças alfabetizadas. Segundo o parlamentar, os avanços são uma conquista coletiva de todos profissionais da educação, alunos e pais. “Quero atribuir esses número a dedicação dos trabalhadores da educação, desde a merendeira ao coordenador pedagógico, diretor, professor, pais e alunos. O que a gente celebra é uma conquista coletiva do povo da educação”, salientou.

O parlamentar chamou a sociedade para acompanhar uma live realizada pelo Fórum da Educação no Ceará, com a temática “O Fundeb no Senado”. O debate acontece amanhã (13) às 14h, e contará com a participação do relator da PEC no Senado, Flávio Arns.

Saúde – Campanhas preventivas

Em pronunciamento, o vereador Dr. Porto (PDT), enfatizou diversas campanhas propostas pelo seu mandato e que tem como foco conscientizar a população sobre questões que afetam diretamente a saúde, são elas: Semana Branca da Odontologia, Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos, Julho Vermelho.

O parlamentar destacou ainda o projeto de indicação que trata sobre a presença do cirurgião dentista em UTI’s, reduzindo o tempo de internação além de outros problemas oriundos da intubação. Dr. Porto parabenizou a gestão do prefeito Roberto Cláudio por acolher a proposta, colocando Fortaleza à frente de vários sistemas de saúde.

Obras nas comunidade da Regional VI

O vereador Gardel Rolim destacou as intervenções históricas na Grande Paupina, composta pelas comunidades São Bento, Alto Alegre, Alto da Boa Vista e Itamaraty. O parlamentar reforçou a importância das obras em mais de 40 ruas, que receberão serviços de pavimentação e drenagem. “Isso é dignidade na ponta para as pessoas. Essa comunidade estava aguardando ansiosamente por mais de 30 anos por este projeto”, atentou.

Para a área também estão previstas a construção de dois Centros de Educação Infantil (creches), Escola de Tempo Integral para acolher a demanda da região. No esporte e lazer foram garantidos projetos da Areninha no Campo do SAAD, com uma quadra agregada e área para recreação. “Uma ordem de investimentos que nunca foi realizada naquela área”, reforçou Gardel Rolim.

Meio ambiente e cultura

Pela liderança da oposição, o vereador Ronivaldo Maia (PT), destacou a luta para a preservação do Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba e como o poder público vem tratando a possibilidade de uma intervenção na área. “Fiquemos atentos e organizado, pois eles movidos pelo poder da especulação imobiliária estão organizados […] A bancada do PT não tem dúvida que nos temos que entrara com uma ação de inconstitucionalidade contra o projeto aprovado em dezembro de 2019, que não está dentro do desenho das unidade de proteção do meio ambiente. Nós estamos atentos e os ambientalista estão organizados, não vamos aceitar nenhuma agressão ao Parque da Sabiaguaba”, apontou.

Cultura – Ronivaldo tratou ainda da situação dos profissionais da cultura diante da pandemia. O parlamentar relatou os problemas financeiros enfrentados por artistas e espaços culturais da cidade, que ainda estão com as atividades suspensas. “A cultura na nossa cidade merece respeito. Em tempos de pandemia foi um dos setores que mais sofreu, foi o primeiro a parar e estão em situação de muita dificuldade […] quero aqui cobrar do prefeito um gesto com a cultura e com os espaços culturais de Fortaleza”, ponderou.

Foto: André Lima