Ceará alcança resultado desejável de alfabetização em todos os municípios

12/08/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os dados apresentados sobre a educação são referentes ao ano de 2019.

Durante a solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota Dez às 362 escolas públicas cearenses que se destacaram no ano de 2019, o Governo do Ceará divulgou os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) do ano passado. Segundo dados apresentados houve um aumento considerável no número de crianças alfabetizadas desde a implantação do sistema de avaliação.

O Spaece apontou que os 184 municípios cearenses atingiram níveis importantes na educação, onde 92,7% das crianças alfabetizadas ao término da alfabetização sabiam ler e escrever. De acordo com os dados, desde o início do Programa, em 2007, o percentual de alunos alfabetizados no 2º era de apenas 39,9% e, no mesmo ano, o número de crianças não alfabetizadas era de de 47,4% e, em 2019, esse número caiu para 2,6%.

No ano de 2008, nenhum município cearense apresentou média no nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática. Em 2019, o resultado do 5º ano cresceu. Em Língua Portuguesa, 125 municípios estão no nível adequado e em Matemática, 78 municípios atingiram o mesmo nível.

No Ensino Fundamental II, que inclui as crianças do 6ª ao 9º ano, teve seu acompanhamento pelo Spaece, a partir de 2012. Na ocasião o percentual de alunos no nível adequado em Língua Portuguesa era de 8,6%, subindo, em 2019, para 24%. Já em Matemática, o percentual de alunos no nível adequado passou de 3,9%, em 2012, para 15%, em 2019.

Reconhecimento

O governador Camilo Santana parabenizou o trabalho desenvolvido por todos os atores que compõe a educação e enfatizou a força do trabalho em conjunto. “Mesmo num momento desafiador de pandemia que atinge o mundo inteiro, não poderíamos deixar de reconhecer o esforço dos nossos educadores, secretários e prefeitos, que têm enxergado na educação um caminho de transformação social e de oportunidades às nossas crianças e jovens.

Camilo Santana ainda destacou que as ações na educação colocam o Estado Ceará como um exemplo para todo o país, sendo reconhecido por instituições internacionais e tornando-se um orgulho para toda a população, pelos resultados e conquistas na rede educacional.

12º edição do Prêmio Escola Nota Dez

O Prêmio Escola Nota Dez foi entregue às 150 escolas públicas com os melhores desempenhos de Alfabetização, a outras 150 do 5º ano, além de 62 escolas de 9º ano do Ensino Fundamental (EF). A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Spaece.

As escolas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.000,00 por cada aluno avaliado. Por outro lado, as unidades de ensino que ainda precisam melhorar seus resultados serão apoiadas, com o valor de R$ 1.000,00.

Informações: Governo do Estado do Ceará