Cestas básicas beneficiam 231 mil alunos com mais de 11 toneladas de alimentos

11/08/2020 - Adriana Albuquerque

Os kits serão entregues aos alunos enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas

Entrega de cestas básicas e máscaras pela prefeitura de Fortaleza aos alunos das escolas municipais

A suspensão das aulas presencias requereu medidas de proteção alimentar aos estudantes da rede municipal de ensino. Iniciado no mês de março, a entrega de kits de alimentação pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), já contabiliza cinco etapa de distribuição de cestas básicas para os 231 mil alunos.

Com o objetivo de complementar a alimentação dos estudantes durante o período de suspensão das aulas presenciais, em decorrência do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a ação já distribuiu mais de 11 toneladas de alimentos. Os kits, conforme a Prefeitura de Fortaleza, serão entregues aos alunos enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas. O benefício individual é assegurado a todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando creches conveniadas, Centros de Educação Infantil e escolas.

A distribuição dos kits ocorre nas unidades escolares, obedecendo um cronograma elaborado pela direção da escola, que entra em contato com as famílias. A entrega segue as medidas de segurança e higiene, com orientação aos pais na chegada nas unidades: higienização das mãos e respeito ao distanciamento entre as pessoas.

Composição das cestas básicas: 1 caixa com 12 ovos, 1kg de açúcar, 2kg de arroz branco, 1 pacote de macarrão espaguete, 1 pacote de biscoito, 1kg de feijão, 1 garrafa de óleo de soja, 1kg de sal, 1kg de farinha de mandioca e 1 pacote de farinha de milho.

A aquisição dos kits de alimentação é realizada a partir de recursos municipais e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A distribuição faz parte da campanha “Educação pela vida: coronavírus não”, que tem o intuito de contribuir com a disseminação de informações e orientações para os alunos da Rede Municipal Ensino e seus familiares, envolvendo a comunidade escolar de uma forma geral.

Foto: Érika Fonseca