Cineteatro São Luiz exibe documentário “Rodolpho Teóphilo – o legado de um pioneiro” em plataformas virtuais

06/08/2020 - Anna Regadas

Rodolfo Teófilo, responsável pelo combate à epidemia de Varíola no Ceará, é o tema do documentário que estreia hoje (06), às 20h, na programação online da Semana do Audiovisual Cearense.

Estreia hoje (06), às 20 horas, nas plataformas on-line do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o documentário “Rodolpho Teóphilo – o legado de um pioneiro”, dirigido por Angela Gurgel. A obra cinematográfica aborda a vida do escritor, farmacêutico, industrial e professor Rodolfo Teófilo e traz depoimentos de Lira Neto, Sânzio de Azevedo e José Augusto Bezerra.

Produzido pelo Núcleo de Documentários da TV Assembleia, o documentário conta com a concepção e roteiro de Ana Célia de Oliveira. Nascido na Bahia, mas radicado no Ceará, Teófilo foi responsável por acabar com a Varíola no Ceará em uma época em que a doença matou milhares de pessoas em vários estados do Brasil. Rodolfo ganhou destaque como escritor e é reconhecido nacional e internacionalmente por seu legado.

A exibição do documentário dá início a uma parceria entre São Luiz e TV Assembleia e inaugura a nova fase da Semana do Audiovisual Cearense, que nas próximas semanas colocará em cartaz documentários sobre as histórias de Luiz Carlos Barreto, Haroldo Serra e Hugo Bianchi, personalidades ligadas às artes de cinema, teatro e dança no estado do Ceará. Os filmes a serem exibidos são do Núcleo de Documentários da TV Assembleia.

Serviço

Foto: Érika Fonseca