Gastronomia ganha novos empreendedores e lives com profissionais da área trazem dicas para os negócios

05/08/2020 - Adriana Albuquerque

Fazer uma comidinha especial começou a virar rotina para muitos brasileiros durante o período do isolamento social. Mas essa nova rotina começou a mostrar novos caminhos profissionais e aquela receitinha pra família ganhou o mundo dos negócios. Momento vivido pela empreendedora e jornalista Anna Regadas, que montou o Nana Comida Artenasal durante a pandemia. “Há […]

Fazer uma comidinha especial começou a virar rotina para muitos brasileiros durante o período do isolamento social. Mas essa nova rotina começou a mostrar novos caminhos profissionais e aquela receitinha pra família ganhou o mundo dos negócios.

Momento vivido pela empreendedora e jornalista Anna Regadas, que montou o Nana Comida Artenasal durante a pandemia. “Há bastante tempo que tenho vontade de abrir um negócio. Tinha pensado no ramo de festas, noivas, mas nunca tinha botado nada pra frente. Na pandemia comecei a cozinhar comidas diferentes e cheguei na receita do pão. Fiz para família e todos disseram que devia pensar em vender pois era muito bom”, lembra.

Anna Rita fala da relação de carinho com o novo negócio e como tem sido gratificante levar um pouco do amor pela gastronomia para outras famílias. “Coloquei o nome Nana em homenagem a mãe. Ela me chamava assim. Então sempre que estou fazendo os pães lembro dela. Ela era muito jeitosa, sabia fazer tudo de festas, salgados, doces, adorava confraternização, decorar a casa, reunir a família. Eu faço tudo com muito amor. Então quando recebo os elogios dos clientes vejo que esse amor que coloco está chegando neles”, destacou.

E para auxiliar esses profissionais que chegam ao mercado da alimentação, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) lançou uma nova programação de encontros ao vivo pelo Instagram, que ocorrerão às 17h30 das quartas-feiras.

Programação

05/08 – Alimento como transformação social – chef João Diamante (RJ)
12/08 – Segredos do empadão perfeito – professora Ana Célia (CE)
19/08 – Mousses e suas possibilidades – professora Anna Paula Rezende (CE)
26/08 – Carne de sol: como fazer e enxugar os custos da produção – professor Bruno Modolo (CE)

“Nós estamos trazendo temas baseados nas demandas dos nossos ex-alunos que seguem acompanhando nossos conteúdos e buscam ainda mais informações para aprimorar seus conhecimentos gastronômicos”, explica Damaris Barros, coordenadora pedagógica.

Lives

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) lançou, em julho, a série on-line “Gastronomia Social em Diálogo”. Trata-se de uma série de bate-papos e receitas transmitidos ao vivo nos canais da instituição para colaborar com a comunidade local e contribuir para a socialização de conhecimento. Neste mês, os encontros acontecem sempre às quartas, a partir das 17h30, em www.instagram.com/escolagastronomiasocial.

O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo preferencial da escola é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Com informações do Governo do Estado

Foto: Stephan Eilert