WhatsApp lança recurso de busca para combater Fake News

04/08/2020 - Anna Regadas

A ferramenta está disponível no Android e iPhone (iOS) e no WhatsApp Web, e permite pesquisar no Google o conteúdo das mensagens encaminhadas

A disseminação de conteúdos falsos nas redes sociais têm tido um impacto maior nos últimos tempos e representa um grande desafio na sociedade, pois a manipulação das informações podem influenciar na tomada de decisões, na construção de uma realidade, e na reputação de determinada pessoa ou instituição. Visando combater a propagação das Fake News, o WhatsApp lançou um recurso que permite verificar a autenticidade das notícias encaminhadas.

A ferramenta lançada nesta segunda-feira (3) está disponível no Android e iPhone (iOS) e no WhatsApp Web, e permite pesquisar no Google o conteúdo das mensagens encaminhadas. O recurso está em fase de testes na versão mais recente do serviço disponível no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido.

A novidade faz parte de um pacote já anunciado pela empresa, que inclui o limite para mensagens “altamente encaminhadas” serem compartilhadas com apenas uma pessoa. A restrição diminuiu em 70% o volume de conteúdos virais no app.

Como funciona:

Ao receber uma mensagem de texto com a seta dupla que indica que foi encaminhada muitas vezes, o WhatsApp exibe uma lupa para fazer a pesquisa. Ao tocar sobre ela, o aplicativo exibirá um alerta na tela do celular para confirmar se deseja buscar por aquele conteúdo na web. Ao confirmar, o usuário é direcionado ao Google, que deve exibir resultados que permitam checar a veracidade do conteúdo compartilhado.

No exemplo abaixo, uma busca em uma mensagem sobre o uso de “água de alho” quente para curar a Covid-19 rapidamente revela, logo nos três primeiros resultados da busca, que se trata de Fake News.

A responsabilidade por passar adiante os boatos é das pessoas. Por isso, que se deve ter o máximo de cuidado e cautela ao postar informações na internet, principalmente quando se sabe tratar-se de informação falsa. Separamos algumas dicas para ajudar a não cair na armadilha de compartilhar conteúdos falsos:

  1. Verifique se o site, o áudio e vídeo são verdadeiros;
  2. A notícia tem data? É recente mesmo?;
  3. A notícia é assinada? Por quem?;
  4. Desconfie de notícias bombásticas;
  5. Não confie em links compartilhados nas redes sociais. Vá à página oficial do site, clique na área de “pesquisar no site” e digite palavras-chaves da notícia; e
  6. Não confie em áudio e vídeos sem referência confiáveis.

Com a grande disseminação de conteúdos falsos durante a pandemia, relacionados à Covid-10, o Governo do Ceará sancionou uma lei que estabelece multa de até R$ 2 mil para quem divulgar informações falsas sobre a pandemia.

O Código Penal Brasileiro (CPB), em seus artigos 138 a 140, traz as figuras dos crimes de calúnia, injúria e difamação. Propagar mentiras gera responsabilidades, inclusive no âmbito criminal, podendo, dependendo do caso, responder com penas que vão desde a detenção e multa, além da responsabilização civil, gerando indenizações por danos morais.

No Brasil, se uma pessoa compartilhar algo falso que prejudique a moral ou difame a honra de outra pessoa, será julgado a partir de leis já existentes para “Calúnia e Difamação”.

Saiba como denunciar notícias falsas no Whatsapp

O WhatsApp também tem uma função que permite denunciar qualquer usuário por mensagens consideradas indevidas dentro da plataforma, como Fake News. O recurso está disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e também na versão web. Desta forma, é possível indicar ao serviço sobre o compartilhamento de notícias falsas, seja em uma conversa individual ou em grupos. Após a ação, a pessoa denunciada pode ser banida por infringir os termos de uso, conforme avaliação do WhatsApp. A ferramenta ajuda a plataforma a encontrar perfis responsáveis por espalhar conteúdos prejudiciais, como mensagens duvidosas ou até mesmo spams

No Android:

  • Com a conversa aberta, toque nos três pontinhos de opções. Em seguida, selecione “Mais”;
  • Clique na opção “Denunciar”. Neste momento, uma pequena janela surgirá na tela para confirmar a ação. Caso queira, bloqueie o contato e apague as mensagens da conversa. Já nos grupos, você também será removido daquele chat. Finalize a denúncia clicando em “Denunciar”.

No iPhone:

  • Toque no nome da pessoa ou grupo para abrir o perfil com opções. Role a tela para baixo e selecione a opção “Denunciar”. Em seguida, escolha se também deseja bloquear o contato. Da mesma forma que no Android, o histórico de mensagens será apagado.

No WhatsApp Web

  • Vá no nome da pessoa ou use a opção com três pontinhos, na parte superior à direita da janela. Em seguida, selecione a opção “Contact info” (“Dados do contato”) ;
  • Uma aba exibirá as informações do destinatário. Para denunciar conteúdo falso, siga até o fim da coluna e clique em “Report contact” (“Denunciar contato”);
  • Assim como no Android, na janela de contexto, marque o item se quiser bloquear o usuário e deletar as mensagens da conversa. Por fim, clique “Report” (“Denunciar”).

Foto: Tecmundo