Profissionais da Rede Cuca recebem formação contra violência sexual infantojuvenil

03/08/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Cada vez mais a articulação do poder público e da sociedade na elaboração de ações em defesa da criança e adolescentes vem sendo desenvolvida como forma de proteger essa população contra abusos e exploração sexual. Sendo assim, visando qualificar os profissionais da Rede Cuca, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) realizou, no último mês de julho, encontros virtuais para ministrar formações sobre a violência sexual infantojuvenil com foco na prevenção do assédio sexual.

Segundo a coordenadora de psicossocial e saúde da Rede Cuca, Mairla Mara, a formação dada aos profissionais da Rede Cuca visou orientar e sensibilizar o quadro da instituição sobre assédio, abuso e exploração sexual infantojuvenil. Ao todo foram sete formações. “É importante reforçar a importância e o papel de cada um deles dentro da prática cotidiana, além da defesa dos direitos de meninos e meninas no combate da violência”, disse.

As formações foram repassadas para 192 da Rede Cuca das áreas de atendimento, informática, artes, administração, esporte, comunicação e direitos humanos. A iniciativa é fruto da parceria entre a Rede Cuca e o eixo preventivo do Programa Rede Aquarela que ministraram as formações.

Eixo Preventivo Rede Aquarela

Leva informações para a comunidade com a parceria de instituições governamentais, não governamentais e profissionais da rede de proteção através de palestras e oficinas educativas em todas as Regionais. É responsável pelo primeiro passo para o enfrentamento da violência sexual com a chegada da informação até as crianças e adolescentes, e os profissionais cuidadores, fundamental para a percepção dos sinais e para que as providências sejam tomadas.

Mais Ações Protetivas

Indo ao encontro dessas ações de proteção infantojuvenil, a Câmara Municipal de Fortaleza também vem desenvolvendo políticas públicas importantes em defesa da criança e adolescente através da criação do Selo Amigo da Criança e do Adolescente e do Projeto Infância Protegida.

É o caso do Selo Amigo da Criança e do Adolescente que visa reconhecer as empresas e entidades que contribuem no enfrentamento e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na cidade de Fortaleza.  A empresa ou entidade que quiser aderir o Selo Amigo da Criança e do Adolescente precisa inicialmente se cadastrar através desse link, preenchendo o formulário. As informações serão avaliadas por uma Comissão designada pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Já o Projeto Infância Protegida é uma parceria do Legislativo com a Fundação Demócrito Rocha, com apoio da UNICEF, CEDECA e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A iniciativa oferta curso de extensão, a fim de capacitar profissionais para atuarem como agentes de prevenção e enfrentamento às diferentes formas de violência sexual cometidas contra crianças e adolescentes.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

Foto: Prefeitura de Fortaleza