Postos de saúde e escolas reforçam vacinação na Capital; saiba onde se vacinar contra a gripe e outras doenças

03/08/2020 - Adriana Albuquerque

Campanha contra a gripe está disponível em 121 locais (postos de saúde e escolas municipais)

Campanha de vacinação contra gripe na escola municipal Maria de Lurdes Ribeiro Jereissati- Bairro Tancredo neves

O Brasil conta com o Programa Nacional de Imunizações e tem avançado ano a ano na prevenção de doenças. Em Fortaleza, a rede de Atenção Primária conta com 114 postos de saúde e 8 escolas atuando no atendimento à população. Nos locais estão disponíveis todas as vacinas de rotina e a contra a gripe, que está liberada para toda as pessoas, continuando ainda com a busca ativa dos grupos prioritários.

A assessora de imunização de Fortaleza, Renata Dias, reforça a importância da seguir o calendário de imunização, destacando o compromisso da gestão na descentralização do serviço. Segundo Renata Dias, a cobertura em relação a vacinação contra a gripe contou com uma grande adesão da população com mais de 60 anos, superando os anos anteriores, alcançando uma marca de 120%.

Renata Dias chama a atenção para a vacinação de crianças de 6 meses à menores de 6 anos, que ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Fortaleza conseguiu vacinar apenas 50% do público para esta faixa etária, e a meta é de 90%.

O Programa de Imunização conta com 19 vacinas, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população, com doses que iniciam no nascimento (BCG e Hepatite B), podendo se estender por toda a vida como é o caso da antitetânica (5 doses na infância e doses de reforço a cada 10 anos).

Escolas com Postos de Vacinação

No contexto da pandemia muitas pessoas acabaram deixando pra depois a imunização de crianças e até de adultos, o que pode levar o registrou de doenças antes extintas no país, como é o caso do Sarampo. A doença é combatida pela vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) atualmente conta com uma Campanha Nacional que se estende até o dia 31 de agosto.

Com exceção da vacina contra a gripe, todas as vacinas ficam disponíveis durante todo o ano, fora do período de campanhas. A população pode ter acesso à imunização nos postos de saúde e no Centro de Saúde Meireles, da rede estadual.

Calendário de Vacinação 2020

Sarampo

Além da vacinação contra Gripe, a prefeitura também está realizando a imunização contra sarampo até 31 de agosto. A Secretaria de Saúde do Município afirma que as pessoas de 20 a 49 anos que não tomaram ou não sabem se receberam a primeira dose a tríplice viral (que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba) podem se dirigir a qualquer um os 114 postos de Saúde de Fortaleza para receber a dose da vacina. “Essa vacina é seletiva, isto é, vai de acordo com o calendário vacinal da pessoa”, pontuou Renata Dias.

Esta é a quarta etapa da campanha nacional contra sarampo, que tem o objetivo de diminuir as chances de propagação da doença. Renata Dias destaca que até o momento, Fortaleza não possui nenhum registro de caso confirmado de sarampo, o que demonstra que o Município tem conseguido barrar a transmissão do vírus.

Foto: Érika Fonseca