Fortaleza é mais uma vez avaliada como uma das capitais mais transparentes no combate à Covid-19

21/07/2020 - Ana Clara Cabral

Portal da Transparência da Prefeitura garantiu o 4º lugar no ranking das capitais.

Respiradores/leitos - Foto: SMS

A capital cearense é novamente bem avaliada pelo nível de transparência nas ações de enfrentamento à Covid-19. Segundo a ONG Open Knowledge BR, Fortaleza está em 4º lugar no ranking, com 75 pontos de 100, abaixo apenas de Natal, Vitória e Macapá, respectivamente. A pesquisa avalia a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia publicados em portais oficiais das capitais.

Para a Prefeitura, a criação do Comitê de Controle, Transparência e Governança foi fundamental para assegurar que os gastos públicos relacionados ao novo coronavírus fossem acessíveis à população. Através do hotsite específico criado pelo comitê, todos os contratos firmados, processos de aquisição, despesas aplicadas e instituição de uma ouvidoria, permitem ao cidadão o poder de fiscalização da gestão pública municipal.

Acesse aqui o Portal da Transparência da Prefeitura de Fortaleza.

De acordo com a Open Knowledge BR, “para superarmos este momento tão desafiador para gestores públicos e população, acreditamos que nenhuma ferramenta é mais poderosa que a colaboração, e a informação é parte fundamental desse processo”. Semanalmente os dados são atualizados, tanto das capitais, quanto do estado e da União.

Clique aqui para acessar o ranking de transparência.

Para calcular o Índice de Transparência da Covid-19, a ONG considera três dimensões: conteúdo, granularidade e formato. Segundo eles, dentro de cada dimensão são avaliados diversos aspectos separadamente, como Casos, Demografia, Infraestrutura, Base de Dados, Acesso e Qualidade. Ao todo são 26 indicadores.

A Open Knowledge Brasil (OKBR)

Traduzindo para Rede pelo Conhecimento Livre, a ONG é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos e apartidária, já presente em 66 países. Seu principal objetivo é utilizar e desenvolver ferramentas cívicas, projetos, análises de políticas públicas, jornalismo de dados e promover o conhecimento livre nos diversos campos da sociedade.

Foto: SMS