Testagem rápida para a Covid-19 por drive thru é realizada em shopping de Fortaleza

20/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O objetivo é ampliar a testagem para Covid-19 na Capital, possibilitar o tratamento mais rápido e evitar mais óbitos ocasionados pela pandemia.

Com capacidade de realizar 150 testes gratuitos, diariamente, o segundo drive-thru do Governo do Estado para testes de Covid-19, em Fortaleza, foi aberto, nesta segunda-feira (20), no estacionamento do Shopping Riomar Kennedy. O serviço é realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), e funcionará de 8 às 17 horas diariamente.  Segundo a Sesa, o objetivo é ampliar a testagem para Covid-19 na Capital, possibilitar o tratamento mais rápido e evitar mais óbitos ocasionados pela pandemia.

O sistema realiza testes de biologia molecular em tempo real e é indicado para pessoas que estejam entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas leves. Os pacientes nem precisam sair do veículo. Os técnicos realizam o exame coletando secreções das vias respiratórias. O teste rápido detecta a existência do vírus no organismo em tempo real e o resultado sai em até cinco dias e pode ser acessado pelo site https://digital.saude.ce.gov.br/drivethru.

Conforme a Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, o teste de biologia molecular é o ideal para se ter a real situação do contágio por Covid-19, porque ele identifica como está a infecção atual da doença. “Por isso, é necessário que o cidadão só se dirija ao serviço se estiver entre o terceiro e sétimo dia dos sintomas para que o diagnóstico seja mais fidedigno”, explica

Os agendamentos continuam a ser realizados previamente pelo plataforma Saúde Digital ou pelo aplicativo Ceará APP, do Governo do Ceará. A cada semana são abertas novas vagas. A Sesa solicita aos que agendarem o teste e por motivo de força maior não puderem ir ao local no dia e horário marcado, que cancelem a marcação para abrir vaga para outra pessoa.

Além do drive-thru do Riomar Kennedy, a Sesa continua com o mesmo serviço no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Desde sua inauguração, no dia 15 dia de junho, àquela unidade já coletou mais de 3 mil amostras. A Secretaria de Saúde destaca que esse sistema tem se mostrado a forma mais rápida e segura de testagem em massa de pacientes com sintomas leves de coronavírus.

Magda Almeida pontua que a partir do diagnóstico é possível isolar mais rapidamente a pessoa contaminada e tratá-la precocemente. “Além disso, essa estratégia tem se mostrado eficaz para evitarmos a disseminação do vírus. Os testes, também mostram a real dimensão do número de pessoas contaminadas e possibilita o planejamento mais preciso e eficaz de enfrentamento da pandemia”, argumentou.

Laboratório

O Lacen desde o início da pandemia, já analisou 52.158 exames. O laboratório teve que se reinventar diante do avanço da transmissão da Covid-19 e aumentou de 100 para 900 a média de exames analisados diariamente.

Drive-Thru para testagem de Covid-19 no RioMar Kennedy
Horários: Segunda a sexta-feira, das 8 às 17h
Acesso: Entrada 3, pela Avenida Dr. Theberge.

Foto: Divulgação/Gov. do Ceará