Meu Bairro Empreendedor: projeto desenvolve pequenas centralidades econômicas em Fortaleza

17/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Por enquanto, o projeto está nos bairros Bom Jardim e Vicente Pinzón

Há pouco mais de um ano em execução nos bairros Bom Jardim e Vicente Pinzón, o projeto Meu Bairro Empreendedor, coordenado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), tem contribuído para fortalecer pequenas centralidades em Fortaleza.

A ideia é, em cada bairro assistido pelo projeto, identificar regiões com vocações econômicas e instalar, nesses espaços, um Centro de Referência do Empreendedor e as chamadas “ruas do comércio”, que são trechos de vias públicas requalificados — nova iluminação, novo calçamento — para concentrar pequenos empreendimentos e/ou autônomos. “O projeto quer desenvolver a economia local dos bairros”, resume Paulo Barbosa, coordenador da iniciativa.

De acordo com Paulo, a Prefeitura pretende, a partir disso, estimular que a economia circule nos próprios bairros. “Fazer com que não só os empreendedores como, também, os consumidores possam reconhecer o potencial econômico daquela região”, disse.

Em um ano, os Centros de Referência do Empreendedor — equipamentos públicos que se assemelham às Salas do Empreendedor — do Bom Jardim e do Vicente Pinzón fizeram mais de cinco mil atendimentos e promoveram 114 capacitações, entre palestras e minicursos. Até o fim do ano, a previsão é de que pelo menos outros três Centros sejam instalados em bairros da Capital e que pelo menos mais nove “ruas do comércio” sejam instaladas. Fora estas, duas ruas do Vicente Pinzón passam, neste momento, por obras de requalificação.

Destacando a parceria institucional com bancos, universidades, conselhos representativos e instituições como o Sebrae, por exemplo, Paulo ressaltou que o projeto é uma forma de dar suporte aos micro e pequenos empreendedores da Cidade. Em cada Centro de Referência, ele lembrou, há local para treinamento, consultoria técnica, coworking e outros específicos como um ateliê de moda e um espaço para feiras de pequenos negócios no Bom Jardim.

Outro ganho do projeto é fazer com que a comunidade saiba o que ela mesma produz. “Um (empreendedor) vai descobrindo o outro”, celebra Paulo.

Quais serviços são oferecidos pelos Centros de Referência do Empreendedor?

• Capacitações, consultorias e assessorias técnicas e gerenciais;
  • Assessoria para formação de associações e cooperativas de produção;
  • Mentorias para pequenos negócios;
  • Microcrédito orientado;
  • Desenvolvimento de projeto para agricultores urbanos;
  • Espaço compartilhado de produção de confecção;
  • Espaço para realização de feiras de pequenos negócios;
  • Serviços de desburocratização de negócios;
  • Intermediação de mão de obra por meio do Sine Municipal;
  • Acesso a compras governamentais (Bairro Compra).

A quem o projeto se destina?

Moradores dos bairros, que já tenham ou que queiram desenvolver atividades econômicas. Especialmente, trabalhadores autônomos informais, empreendedores individuais, mulheres empreendedoras, jovens empreendedores e micro e pequenos empreendedores.

Para onde estão previstas as próximas “ruas do comércio”?

A previsão é de que sejam instaladas nos bairros Vila Velha, Pirambu, Conjunto Ceará, Parangaba, Jangurussu, José Walter e Messejana.

Onde está o Meu Bairro Empreendedor?

1. Centro de Referência do Empreendedor do Bom Jardim
    Rua Oscar Araripe, 1030
    Funcionamento*: segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  2. Centro de Referência do Empreendedor do Vicente Pinzón
    Rua Dolor Barreira, esquina com rua Josias de Paula
    Funcionamento*: segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

*Neste momento de pandemia, os equipamentos estão fechados.

Telefone: 0800 081 4141 ou (85) 3105-3443
E-mail: bairro.empreendedor@fortaleza.ce.gov.br