Inscrições no Sisu 2020.2 iniciaram nesta terça (7)

07/07/2020 - Ana Clara Cabral

Período de inscrições no Sisu ocorrem a partir desta terça-feira e vai até sexta (10). Nesta edição da Seleção serão ofertadas vagas na modalidade de ensino a distância

Estudantes que desejam concorrer à vaga nas instituições públicas de ensino superior do Brasil devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta terça-feira (7). O período de inscrição acaba na sexta (10). Os candidatos serão escolhidos seguindo a ordem de melhor classificação de acordo com a nota tirada no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A inscrição do Sisu é feita com o Login Único do Governo Federal, através de conta no portal. Caso ainda não tenha conta, clique aqui para criar. Podem fazer inscrição no Sisu apenas os estudantes que participaram da última prova do Enem em 2019. Os candidatos não podem ter nota zerado a prova de redação ou participado do exame na condição de treineiro.

No momento da inscrição no Sisu é possível escolher até duas opções de curso. As vagas serão distribuídas seguindo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Algumas instituições podem oferecer vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato.

Para saber a nota necessária para entrar no curso escolhido, basta ficar atento às notas de corte dos anos anteriores. Elas seguem a nota mínima entre os selecionadas na modalidade escolhida do curso, com base no número de vagas e total de candidatos. Diariamente, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso.

Como se inscrever?

  • As inscrições são feitas apenas na página oficial do Sisu, clicando aqui;
  • Clique em Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro;
  • Confirme seus dados para que o Sisu entre em contato com você (os dados podem ser alterados a qualquer momento na barra superior);
  • Escolha até duas opções de curso. Elas podem ser alteradas durante todo o período de inscrições;
  • Para escolher o curso, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”;
  • Pesquise as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso;
  • Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis;
  • Depois, clique em “Escolher esta modalidade” para continuar;

Atenção: observe as informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado. Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

Com informações do Governo Federal

Foto: Divulgação Agência Brasil