Teste rápido: drive-thru no HGF reinicia marcações para atendimento no mês de julho

03/07/2020 - Ana Clara Cabral

O Hospital Geral de Fortaleza abriu a agenda de julho para a realização dos testes na população com sintomas de Covid-19.

A partir desta sexta-feira (3) população de Fortaleza já pode começar a agendar testes de Covid-19 para julho. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) desenvolveu o sistema drive-thru na própria unidade para a realização dos exames. As vagas são individuais, intransferíveis e devem ser marcadas através do site Saúde Digital ou aplicativo Ceará App. Os atendimentos ocorrem de segunda a sábado, de 8h às 17h.

A indicação do Hospital Geral é que o exame seja feito entre o terceiro e o sétimo dias de surgimento dos sintomas. A recomendação acontece pela possibilidade de um falso negativo no resultado. Por isso, visando melhor atender a população, as vagas são abertas a cada três dias.

Como funciona o agendamento?

  • Faça o cadastro no site Saúde Digital ou no aplicativo Ceará App para Android ou para sistema iOS;
  • É necessário informar dados pessoais e e-mail para contato.
  • A validação do cadastro ocorre através de um link recebido por email.
  • No mesmo link é feito o agendamento, devendo preencher dados sobre os sintomas.
  • Caso não possa comparecer no dia e hora marcados, o usuário do serviço deve cancelar a marcação e, com isso, liberar a vaga para outra pessoa.

Segundo o HGF, a ação é uma estratégia para aumentar a testagem em pacientes com sintomas leves de coronavírus de forma segura e ágil. Para quem se encontra em quadros moderados ou graves, a recomendação é de buscar atendimento médico nas unidades de saúde, como o próprio centro de triagem do HGF, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os postos de saúde.

O serviço do Hospital já realizou 1.157 testes desde 15 de junho, quando começou. Ao todo, o Governo do Ceará, através da Secretaria de Saúde (Sesa), fez mais de 295 mil exames em todo o município, confirmando mais de 118 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Dessas, mais de 91 mil se recuperaram. 66.435 ainda estão em investigação e 6.351 não resistiram às complicações da doença.

Teste em Postos de Saúde

As unidades de saúde do Município também conta com o serviço de testagem para a Covid-19. Nos 113 postos de saúde, a Prefeitura de Fortaleza, colocou a disposição testes rápidos para pessoas sintomáticas.

>>>Postos de Saúde de Fortaleza

Foto: Divulgação Governo do Estado