Combate às drogas: população conta com políticas públicas permanentes na Capital

23/06/2020 - Ana Clara Cabral

A Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas vem atuando com diversos projetos de acolhimento e prevenção aos dependentes químicos e suas famílias.

Na Semana Internacional de Combate às Drogas, a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) volta com os atendimentos presenciais. O órgão, que atua nos eixos de Acolhimento, Prevenção e Articulação/Cuidado, tem o intuito de proteger a população, promovendo ações no município que ajudam dependentes químicos e familiares que buscam orientação sobre os problemas com drogas.

Juntamente com o Centro Integrado de Referência sobre Drogas (CIRD), os profissionais realizam atendimentos presenciais ou através de ligação gratuita pelo 0800-032-1472.

Acolhimento

Segundo o coordenador adjunto da CPDrogas, Erasmo Lenz, em seis anos de atuação, o Núcleo de Acolhimento recebeu 15.000 solicitações de ajuda, sendo 8.000 presenciais e 7.000 pelo canal 0800. “Inicialmente o usuário ou familiar passa por uma entrevista com nossa equipe multidisciplinar, com psicóloga e assistente social, para posteriormente ser encaminhado aos Centros de Atenção Psicossocial”, explicou.

Ainda no eixo Acolhimento, Erasmo Lenz citou o “Varal de Redução”, ação que acontece nos terminais de ônibus com atendimento rápido, distribuição de preservativos e divulgação dos serviços de atendimento CIRD e 0800.

Prevenção

O Eixo Prevenção, de acordo com o coordenador da CPDrogas, é desenvolvido junto à rede intersetorial, envolvendo assistência social, saúde, cultura, esporte e lazer, juventude e outros segmentos.

“Atuamos de forma itinerante com foco na prevenção de álcool, crack e outras drogas, com informação, atividades recreativas, lúdicas, esportivas e culturais, sempre buscando promover uma reflexão a cerca de uma cidade saudável, promotora da vida e de uma cultura de paz. A atuação nas escolas é o grande foco, desde as séries primárias. Logicamente, falamos sobre drogas quando o contexto e o público permite, em especial com os adolescentes”, explicou Erasmo Lenz.

Em destaque, Erasmo colocou o Projeto #ConstruindoSonhos, que trilha habilidades através de atividades lúdicas para primeira infância e adolescentes. “É uma fase de autoafirmação e integração social, no qual buscamos desenvolver o autoconhecimento, a empatia, o saber dizer ‘não’ e autocrítica, que trazem resultados a longo prazo em situações de risco”, justificou. É atualmente realizado nos CRAS e nas escolas.

Além disso, “a CPDrogras realiza ações para toda a população que promovem a qualidade de vida mais saudável com atividades esportivas, artísticas e culturais em datas como a Semana do Álcool, que antecede ao Carnaval; na Semana sobre Drogas, agora em junho; Semana da Criança e Semana da Mulher”, informou.

Nesse eixo o coordenador também citou dois programas federais de prevenção nas escolas: #Tamojunto 2.0 e Jogos ELOS 2.0.

Articulação e cuidado

Neste eixo, o município vem trabalhando a inclusão social e produtiva para pessoas em situação de rua que fazem uso de substâncias psicoativas. Por meio do Projeto Novos Caminhos, 398 usuários realizaram cursos profissionalizantes. A iniciativa é intersetorial (Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e CpDrogas), em parceria com o Governo Federal.

Os cursos profissionalizantes englobam as áreas de portaria, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de pedreiro, pintor, manutenção de praças, jardinagem, camareira, garçom, cabeleireiro, massoterapia, auxiliar de cozinha, culinária básica, mecânico de bicicleta e bombeiro hidráulico. Além disso, o provimento de auxílio-moradia beneficiou cerca de 31 usuários.

Outros projetos são realizados neste eixo, como o Atlética Raps, que inclui o esporte na rotina dos usuários da Rede de Saúde Mental de Fortaleza, em especial os atendidos nos CAPS AD e Unidades de Acolhimento de caráter residencial transitório, realizando treinos semanais nas Areninhas e competições semestrais no Ginásio Paulo Sarasate.

O Redesenhado Histórias transforma a vida dos dependentes químicos através da arte e da cultura, descobrindo e incentivando talentos entre os usuários em tratamento. “São feitas visitas semanais aos equipamentos culturais da cidade, museus, escolas de arte, planetário. No ano passado produzimos uma exposição aberta ao público no Centro Belchior de Arte e Cultura com as obras de arte desenvolvida por esses usuários”, disse.

Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas)

Atendimentos ao público: de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h.
Atendimento virtual: pelo 0800-032-1472
Endereço: Av. Rogaciano Leite, 1729 – Patriolino Ribeiro Fortaleza