Vale-gás: cerca de 11 mil famílias de Fortaleza são beneficiadas no segundo lote

18/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza já iniciou a distribuição dos tíquetes do vale-gás, destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social, em seus 27 Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Nesse segundo lote terão direito ao auxilio cerca de 11 mil famílias da Capital. O auxílio vem para minimizar os impactos sociais decorrentes da pandemia do coronavírus.

A moradora do bairro Praia do Futuro, Francisca Cristina, que tem quatro filhos, disse que o auxílio veio numa boa hora, pois ela conseguiu economizar para cobrir outras despesas da casa. Assim como ela, a dona de casa, Ana Paula também moradora do mesmo bairro, recebeu seu tíquete no CRAS localizado próximo de sua casa, “esse auxílio vai fazer muita diferença no final do mês. Tenho dois filhos e a renda que temos em casa não dá para pagar todas as contas”, afirma.

Já a moradora do bairro Novo Maracanaú, em Maracanaú, Francisca Luciana da Silva, 36 anos disse que o vale-gás trouxe um grande benefício para sua família, principalmente no atual período da pandemia, “as coisas estão muito difíceis e esse auxilio me ajudou muito. Não estava com condições e comprar o gás e chegou na hora certa. Sou dona de casa, meu marido está desempregado no momento, então só tenho o Bolsa Família, recebo 70 e poucos reais, esse auxilio ajudou muito mesmo”, afirmou.

Recebimento

Para receber o vale-gás, o beneficiário deve levar documento de identificação e comprovante de residência. Caso queira atualizar o contato, deve utilizar o link disponibilizado pela Prefeitura http://webscsp.fortaleza.ce.gov.br/valegas/index.php.  Ao receber o tíquete o usuário tem três formas de receber a recarga: indo direto à revenda mais próxima da Nacional Gás Butano; entrando em contato com a distribuidora da Nacional Gás da sua região; ou pelo canal de atendimento da empresa no telefone 0800-7021200.

O beneficiário deve estar com o tíquete preenchido e com um botijão vazio para efetuar a recarga.  A Prefeitura de Fortaleza também está disponibilizando o telefone 156 para consultas de nomes incluídos no benefício e esclarecimentos de dúvidas.

O beneficio é disponibilizado para as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância e beneficiárias do programa Bolsa Família com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34 inseridas no Cadastro Único. Cada beneficiário terá direito a um vale-gás durante as três fases de distribuição.

O secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS), Marcelo Nogueira informa que os beneficiários só devem se dirigir ao CRAS de sua região quando a Prefeitura mantiver o contato e agendar a entrega do tíquete. Ele pontua que após a entrega de todos os vales do segundo lote, ainda haverá um terceiro lote, totalizando 34 mil famílias beneficiadas na cidade. Marcelo ressalta, ainda, que quem não pegou o tíquete do primeiro lote pode agendar e pegar junto quando da entrega do segundo lote.

Foto: Divulgação/Governo do Estado