Plantão Coronavírus registra mais de 317 mil acessos em dois meses de funcionamento

18/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Ferramenta ajuda a fazer a triagem dos casos mais graves da Covid-19

A tecnologia vem sendo uma aliada nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Plataforma de atendimento inteligente utilizada há dois meses pelo Governo do Estado do Ceará, o Plantão Coronavírus, já registrou mais de 317 mil acessos, resultando em 58.027 (18,3%) atendimentos pelas equipes de saúde.

Em pouco mais de 40 dias de funcionamento, o Plantão Coronavírus — plataforma online de atendimento a pacientes com suspeita da Covid-19 — recebeu mais de 170 mil acessos e tem se mostrado importante ferramenta para a triagem dos casos mais graves da doença no Ceará.

“Houve um pico de aproximadamente nove mil acessos em um só dia”, contabiliza Jessika Moreira, coordenadora geral do Laboratório de Inovação e Dados (Íris), do Governo do Ceará, responsável por acelerar o projeto idealizado pela Secretaria da Saúde (Sesa).

A plataforma de atendimento online funciona por meio da tecnologia de “chatbot”, ou seja, uma simulação de conversa humana com o uso de robôs, que, primeiro, tira dúvidas básicas do paciente e, em seguida, o encaminha para um profissional da saúde. De acordo com o Governo, o tempo médio de espera para o início do atendimento com a equipe de saúde é de pouco mais de dois minutos, enquanto que a avaliação dura em torno de 9,5 minutos.

“De acordo com as respostas do usuário, ele é classificado em categorias de risco. Cerca de 41% dos que acessaram (até o dia 13 de junho) relataram sintomas graves. Todos os casos suspeitos da doença (Covid-19) são encaminhados para atendimento online com profissionais de saúde e podem solicitar atestado médico ou prescrição de medicamentos”, explica Jessika.

Para Magda Almeida, secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, a procura massiva das pessoas pela plataforma neste momento de pandemia simboliza uma mudança de cultura. Segundo ela, o momento serve para “entenderem que podemos fazer atendimento com a telemedicina com a mesma qualidade”. Contudo, continua a gestora, “obviamente que, nos casos que precisam de exame físico, precisamos do paciente na unidade de saúde”.

Perfil dos usuários

Por faixa etária, o grupo que mais tem procurado o atendimento online 24 horas prestado pelo Plantão Coronavírus é o de pessoas entre 18 e 39 anos de idade (60,95%), seguido de pessoas entre 40 e 59 anos (17,74%) e 50 e 59 anos (10,43%). A maior parte é de mulheres (57,99%) e os sintomas mais frequentes relatados são mal-estar, dor de cabeça, falta de ar e tosse.

Como acessar

Além dos sites do Governo do Ceará, é possível acessar o Plantão Coronavírus pelo número de WhatsApp (85) 9 8439-0647, disponibilizado para que, pelo celular, as pessoas possam fazer a autoavaliação do seu estado de saúde e receber orientações de uma equipe médica.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Divulgação Governo do Estado