Primeira fase do plano de retomada da economia prevê o retorno de 85 mil pessoas ao trabalho

08/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A primeira fase da retomada da economia tem duração de 14 dias.

Movimentação de carros durante isolamento social

Começou nesta segunda-feira, 8 de junho, a primeira fase do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais que prevê a abertura das atividades de forma gradual. A medida garante o retorno de mais 85,6 mil trabalhadores no Ceará em 18 cadeias produtivas e acontece depois da realização da fase de transição que durou sete dias.

Veja abaixo as atividades que estão liberadas a partir desta segunda-feira, 8:

Imagem: reprodução site governo do Estado

Dentre os setores liberados pelo Plano de maior representatividade de profissionais estão: industria e comércio de têxteis e roupas e de artigos de couros e calçados. Ainda nesta fase, as atividades que foram liberadas no período de transição poderão funcionar com 40% dos seus funcionários. Cada fase será monitorada e poderá sofrer mudanças, caso o número de pacientes diagnosticados e óbitos por Covid-19 aumentem. O plano de retomada é comportamental, baseado em critério econômico e social e de risco sanitário.

Requisitos e obrigatoriedades das empresas

Em todas as fases as empresas deverão seguir alguns protocolos de segurança para exercer suas atividades e proteger funcionários e clientes. São elas: fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), adaptar o ambiente de trabalho de forma a respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros entre funcionários, instalar barreiras físicas entre os postos de trabalho, manter os ambientes arejados e implementar uma rotina de higienização e limpeza.

O Governo do Estado ainda informa que durante a execução do plano, serão realizados inquéritos sorológicos e testes nas empresas liberadas, através Secretaria da Saúde do Ceará, verificados o cumprimento dos protocolos das empresas, e ainda inquéritos epidemiológicos para investigação da razão de transmissibilidade.

De volta ao trabalho

Com mais de 27 anos trabalhando no ramo da beleza, Luís Firmino, proprietário do salão de beleza “Firmino’s Cabeleireiro”, no Conjunto Ceará, destacou como positiva a reabertura do comércio. “As coisas ficaram difíceis pra todos com o decreto de isolamento social, mas espero que com a reabertura das atividades as coisas melhorem a cada dia”. Firmino ainda relatou que todas as orientações de higienização e proteção repassadas pelos órgãos de saúde para combater o coronavírus serão tomadas para proteger clientes e profissionais.

Redução dos indicadores

O Governo do Estado reforça que a medida foi possível devido a redução dos indicadores da Covid-19. “Há uma melhoria significativa dos indicadores em Fortaleza, mas há uma preocupação com o Interior e principalmente com a região Norte. Vamos manter o isolamento rígido em alguns municípios dessa região, como Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, e inclusive recomendar aos municípios da microrregião desses quatro municípios a fazerem ações restritivas”, disse o governador Camilo Santana.

Camilo ainda salientou que para os demais municípios do Ceará, com exceção de Fortaleza, vai ser prorrogar a fase de transição. Para a capital, a implantação da primeira fase do plano de retomada da economia vai acontecer seguindo com rigor os protocolos de acompanhamento e fiscalização.

Na ocasião do anúncio da 1ª fase da economia, o prefeito Roberto Cláudio destacou que a cidade só está conseguindo avançar na retomada de suas atividades graças ao cumprimento das medidas tomadas anteriormente e pede que a população permaneça atenta aos cuidados e recomendações para que não haja um retrocesso. “É bom que se lembre que a gente só está conseguindo anunciar esse processo de abertura lenta e gradual graças ao esforço que tem rendido muitas vidas salvas, que foi o cumprimento do isolamento social”, disse.

Informações: Governo do Estado

Foto: Erika Fonseca